- Minuto de prevenção
Maus Tratos Infantis-ii

O Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NHACJR) do CHBV, criado em novembro de 2007 (projeto experimental), é uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, que polarizam motivações e saberes sobre maus tratos em crianças e jovens, apoiando os profissionais da instituição nas intervenções neste domínio. Constitui-se ainda como uma interface na articulação e cooperação entre serviços e instituições. Funciona preferencialmente como apoio ao Serviço de Pediatria, ainda que acompanhe todos os outros serviços do hospital, nomeadamente o Serviço de Urgência, onde possam ser detetadas situações de risco, abuso ou maus-tratos a crianças e jovens.
Atualmente, o NHACJR, é constituído por uma pediatra, uma pedopsiquiatra, uma enfermeira, uma psicóloga e duas assistentes sociais, reunindo semanalmente para discussão e orientação dos casos apresentados.
Desde 2015, por sentida necessidade de acompanhamento mais próximo destas crianças e suas famílias, iniciámos a consulta de Pediatria Social, que pretendemos que sirva de suporte e apoio. Consideramos que fundamental e que graças a ela, o hospital assistiu a uma diminuição significativa das situações sinalizadas às CPCJ.
Sabemos que esta temática é dura, mas não desanimamos. E se conseguirmos que pelo menos uma criança/jovem tenha sucesso ... isso é uma vitória.
E como escreveu Saint-Exupéry "Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós."
Este podcast tem áudios Registe-se para ouvir.
Episódios
-
ImagemComissão lança portal «Access2Markets» para apoiar atividades das pequenas empresas27.10.2020Ouvir
A Comissão Europeia lançou hoje o portal «Access2Markets» para ajudar as pequenas e médias empresas a fazerem negócios além das fronteiras da UE. O novo portal dá resposta aos pedidos das partes interessadas no sentido de explicar melhor os acordos comerciais e ajudar as empresas a garantir que os seus produtos são elegíveis para uma redução dos direitos aduaneiros.
-
ImagemGabinete de Apoio à Família II28.05.2018Ouvir
As famílias atravessam um conjunto de fases de desenvolvimento que implicam a existência de crises esperadas (como a entrada dos filhos na escola, a adolescência, o envelhecimento) e crises inesperadas (como a doença, o desemprego, ou a perda de um ente querido).
Nesse sentido, o Gabinete de Apoio à Família apoia as famílias, nas diferentes etapas do seu desenvolvimento, na resposta e adaptação a essas crises. O Gabinete possui um conjunto de técnicos das áreas da psicologia, serviço social, sociologia, direito e gerontologia.
-
ImagemGabinete de Apoio à Família:21.05.2018Ouvir
É na família que crescemos, que desenvolvemos a nossa identidade e que recebemos suporte para a construção daquilo que nos define enquanto pessoas. A vida familiar é um espaço de afetos e de proteção, que, simultaneamente, nos prepara para abraçar os desafios do mundo. Nela vivemos um conjunto de experiências e vivências gratificantes, mas, também, momentos de preocupação, dúvidas e receios, associadas a crises, esperadas ou inesperadas, às quais a família se tem de adaptar.
-
Imagemfamilia ii14.05.2018Ouvir
Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 15 de maio como Dia Internacional da Família. Desse essa altura que este dia se comemora como forma de chamar a atenção para as questões relacionadas com o dia-a-dia da Família, para reconhecer o seu papel na sociedade e incentivar a adoção de medidas para melhorar a sua condição.
-
ImagemFamília07.05.2018Ouvir
É na vinculação com os pais que a criança constrói o primeiro padrão de segurança e isso acontece logo no nascimento. Durante a infância e adolescência desenvolvem a sua personalidade mas, independentemente das experiências que tenham, existe um elemento agregador que lhes dá o sentimento de pertença e identidade: a família.