- Minuto de prevenção
Laço azul – símbolo da prevenção de maus tratos a crianças e jovens

A campanha do Laço Azul, iniciou-se nos EUA, em 1989, quando uma senhora amarrou uma fita azul à antena do seu carro. O objetivo seria que as pessoas se questionassem sobre este símbolo. Assim, teve a oportunidade para explicar que este laço simbolizava os maus tratos aos seus netos, que culminaram, no caso do seu neto, em morte.
O azul foi escolhido, por tentar representar os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus netos.
E, da preocupação desta avó, com a utilização de um símbolo, surgiu uma contribuição marcante para despertar as consciências da população, relativamente aos maus tratos a crianças e jovens, e também para consciencializar sobre a necessidade de prevenção, promoção e proteção dos seus direitos.
Assim, o laço azul, ainda hoje utilizado, deve ser visto como um símbolo positivo do investimento que todos os adultos e comunidade podem fazer para fortalecer as famílias e assegurar que todas as crianças cresçam num ambiente seguro e saudável.
Embora, fortemente associado ao mês de abril – dedicado ao mês de prevenção de maus tratos a crianças e jovens – o desafio é torna-lo símbolo de todos os dias, e apostar nas nossas casas, na nossa profissão, na nossa comunidade como um objetivo – o de promoção e de proteção.
A felicidade das crianças depende de todos nós... Criança bem tratada, criança feliz!
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A Comissão Europeia lançou hoje o portal «Access2Markets» para ajudar as pequenas e médias empresas a fazerem negócios além das fronteiras da UE. O novo portal dá resposta aos pedidos das partes interessadas no sentido de explicar melhor os acordos comerciais e ajudar as empresas a garantir que os seus produtos são elegíveis para uma redução dos direitos aduaneiros.
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