• Minuto de prevenção

alimentação-sofia cruz

Imagem
alimentação-sofia cruz
25.09.2017

As crianças e jovens passam muito do seu tempo na escola. Por isso, é importante saber preparar as refeições intercalares, ou seja, os chamados lanches da manhã e da tarde.

Habitualmente são os pais que preparam os lanches para os seus filhos. Deve haver um cuidado especial nessa preparação, no sentido da criança compreender a importância que há na alimentação diária e na escolha correta dos alimentos.

Hoje, devido à falta de tempo, muitos pais abdicam de preparar convenientemente os lanches para os seus filhos. Pão, fruta, iogurte são os melhores aliados para as crianças durante um intervalo de aulas. Snacks, refrigerantes, e produtos de pastelaria são alimentos que se devem evitar pelo elevado teor de açúcar, sal e gorduras que contêm.

O mesmo deve ser aplicado à refeição do almoço. Almoçar na cantina da escola é mais saudável do que deslocar-se a um café ou pastelaria e ingerir um alimento de comida rápida. Pode ser mais saboroso, mas não é mais nutritivo.

As refeições na cantina acabam por ser mais económicas e mais adequadas e os pais devem insistir com os seus filhos para seguirem esse tipo de alimentação.

Autor
Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Ílhavo
Horário12:31às12:30

Episódios

  • Imagem
    Gabinete de Apoio à Família II
    Gabinete de Apoio à Família II
    28.05.2018

    As famílias atravessam um conjunto de fases de desenvolvimento que implicam a existência de crises esperadas (como a entrada dos filhos na escola, a adolescência, o envelhecimento) e crises inesperadas (como a doença, o desemprego, ou a perda de um ente querido).

    Nesse sentido, o Gabinete de Apoio à Família apoia as famílias, nas diferentes etapas do seu desenvolvimento, na resposta e adaptação a essas crises. O Gabinete possui um conjunto de técnicos das áreas da psicologia, serviço social, sociologia, direito e gerontologia.

    Ouvir
  • Imagem
    Gabinete de Apoio à Família:
    Gabinete de Apoio à Família:
    21.05.2018

    É na família que crescemos, que desenvolvemos a nossa identidade e que recebemos suporte para a construção daquilo que nos define enquanto pessoas. A vida familiar é um espaço de afetos e de proteção, que, simultaneamente, nos prepara para abraçar os desafios do mundo. Nela vivemos um conjunto de experiências e vivências gratificantes, mas, também, momentos de preocupação, dúvidas e receios, associadas a crises, esperadas ou inesperadas, às quais a família se tem de adaptar.

    Ouvir
  • Imagem
    familia ii
    familia ii
    14.05.2018

    Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 15 de maio como Dia Internacional da Família. Desse essa altura que este dia se comemora como forma de chamar a atenção para as questões relacionadas com o dia-a-dia da Família, para reconhecer o seu papel na sociedade e incentivar a adoção de medidas para melhorar a sua condição.

    Ouvir
  • Imagem
    Família
    Família
    07.05.2018

    É na vinculação com os pais que a criança constrói o primeiro padrão de segurança e isso acontece logo no nascimento. Durante a infância e adolescência desenvolvem a sua personalidade mas, independentemente das experiências que tenham, existe um elemento agregador que lhes dá o sentimento de pertença e identidade: a família.

    Ouvir