• Minuto de prevenção

alimentação-maria ferreira

Imagem
alimentação-maria ferreira
18.09.2017

Os pais devem, desde cedo, inserir hábitos simples nos seus filhos.

Devem dar boa educação, e também transmitir aqueles preceitos de uma alimentação equilibrada.

Assim, os pais devem impor aos seus filhos o hábito de tomar sempre o pequeno almoço. É o pequeno almoço que vai dar a energia para estar atento, para participar nas aulas, para brincar nos intervalos, para ter o seu organismo a funcionar convenientemente.

Por outro lado, os pais devem igualmente ensinar os seus filhos a serem capazes de preparar o lanche. Não se trata de pegar num qualquer produto de pastelaria ou num outro qualquer alimento comprado à pressa e enfiá-lo na mochila. Trata-se sim de ajudar a criar o hábito de fazer o lanche corretamente.

Quando uma criança ou um jovem apresenta problemas comportamentais ou fracos resultados escolares, por vezes, as razões podem ser encontradas numa alimentação incorreta.

 Os pais devem estar atentos aos seus filhos sobretudo nas fases em que eles dizem sistematicamente que não têm apetite ou quando têm mudanças súbitas do comportamento. Isso poderá induzir sintomas que são necessários averiguar.

Autor
Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Ílhavo
Horário12:31às12:30

Episódios

  • Imagem
    Gabinete de Apoio à Família II
    Gabinete de Apoio à Família II
    28.05.2018

    As famílias atravessam um conjunto de fases de desenvolvimento que implicam a existência de crises esperadas (como a entrada dos filhos na escola, a adolescência, o envelhecimento) e crises inesperadas (como a doença, o desemprego, ou a perda de um ente querido).

    Nesse sentido, o Gabinete de Apoio à Família apoia as famílias, nas diferentes etapas do seu desenvolvimento, na resposta e adaptação a essas crises. O Gabinete possui um conjunto de técnicos das áreas da psicologia, serviço social, sociologia, direito e gerontologia.

    Ouvir
  • Imagem
    Gabinete de Apoio à Família:
    Gabinete de Apoio à Família:
    21.05.2018

    É na família que crescemos, que desenvolvemos a nossa identidade e que recebemos suporte para a construção daquilo que nos define enquanto pessoas. A vida familiar é um espaço de afetos e de proteção, que, simultaneamente, nos prepara para abraçar os desafios do mundo. Nela vivemos um conjunto de experiências e vivências gratificantes, mas, também, momentos de preocupação, dúvidas e receios, associadas a crises, esperadas ou inesperadas, às quais a família se tem de adaptar.

    Ouvir
  • Imagem
    familia ii
    familia ii
    14.05.2018

    Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 15 de maio como Dia Internacional da Família. Desse essa altura que este dia se comemora como forma de chamar a atenção para as questões relacionadas com o dia-a-dia da Família, para reconhecer o seu papel na sociedade e incentivar a adoção de medidas para melhorar a sua condição.

    Ouvir
  • Imagem
    Família
    Família
    07.05.2018

    É na vinculação com os pais que a criança constrói o primeiro padrão de segurança e isso acontece logo no nascimento. Durante a infância e adolescência desenvolvem a sua personalidade mas, independentemente das experiências que tenham, existe um elemento agregador que lhes dá o sentimento de pertença e identidade: a família.

    Ouvir