- Educação à Escuta
Projeto EN -Abilities...
 
Jaime Ribeiro, Investigador do CIDTFF, apresenta o Projeto EN -Abilities, destinado a incentivar a aprendizagem autónoma de línguas em pessoas com necessidades especiais.
Contacto: https://www.ua.pt/cidtff/page/22863
O projeto EN-ABILITIES envolveu seis universidades europeias no desenvolvimento de ferramentas, de educação formal e não-formal, destinadas a incentivar a aprendizagem autónoma de línguas em pessoas com necessidades especiais (NE) (com incapacidade e migrantes). Inicialmente foi realizado a nível europeu um levantamento de necessidades de formação e identificação de conteúdos. Sequencialmente foi desenvolvido e implementado um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e uma nova metodologia validada (baseada em evidência) e alicerçada em diretrizes práticas para desenvolvedores de tecnologia, bem como diretrizes pedagógicas para professores em geral e para professores de inglês em específico. O AVA foi construído com base num processo de aprendizagem sequencial, possível de ser adaptado a cada aluno e de acordo com as observações do W3C e design universal.
Foi desenvolvida uma ferramenta adequada e adaptada para aprender línguas, contribuindo para melhorar e ampliar as suas oportunidades de educação, emprego e socialização. Procura-se o desenvolvimento de competências linguísticas e a capacidade de comunicar a nível europeu e, consequentemente, a sua empregabilidade, participação cívica, mobilidade e inclusão social. Por outro lado, o projeto disponibiliza diretrizes práticas para profissionais com o objetivo principal de os capacitar com os conhecimentos necessários para criar e / ou adaptar recursos para aprendizagem de línguas. Almeja-se melhorar e ampliar as competências profissionais dos professores de línguas / formadores e profissionais que trabalham em contextos educacionais para adaptar o ensino de idiomas para alunos com necessidades especiais. Adicionalmente, procura-se reduzir a carga da educação formal e não formal na formação linguística: do ponto de vista do indivíduo e das suas famílias, uma vez que o processo de aprendizagem sequencial proposto incentiva a aprendizagem de línguas autonomamente; e, do ponto de vista dos profissionais, pelas novas competências adquiridas. Embora o projeto esteja focado na aprendizagem da língua inglesa, os resultados poderão ser replicados noutras áreas de aprendizagem e educação de línguas.
Para saber mais: http://en-abilities.eu/
Este podcast tem áudios Registe-se para ouvir.
 
Episódios
- 
Imagem HiLives: Including and Connecting in Higher Education: Networking opportunities for independent lives14.12.2020Ouvir HiLives: Including and Connecting in Higher Education: Networking opportunities for independent lives14.12.2020OuvirOlá, sou a Paula Coelho Santos, investigadora do CIDTFF e docente do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro; venho falar-vos da transformação em curso na Universidade de Aveiro (UA) (e não só), para um mais elevado nível de inclusão, capaz de se constituir como contexto de pertença de um grupo que tem estado impedido de a ela aceder: os estudantes que, tendo completado 18 anos de idade, ou terminado a escolaridade obrigatória, são detentores (apenas) de um certificado de frequência ou equivalente, que não lhes permite pleno acesso ao Ensino Superior 
- 
Imagem Plano C para a Felicidade07.12.2020Ouvir Plano C para a Felicidade07.12.2020OuvirCristina Maria Felizardo Rodrigues (www.cfeliz.pt) Quando o plano A falha e o plano B desmorona-se, eis que surge o plano de contingência para uma vida feliz Do que se trata? 
- 
Imagem inclusão de estudantes com NEE no Ensino Superior30.11.2020Ouvir inclusão de estudantes com NEE no Ensino Superior30.11.2020OuvirEvelyn Santos-https://www.ua.pt/pt/p/80324215 
- 
Imagem  
- 
Imagem Form@tive - Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL16.11.2020Ouvir Form@tive - Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL16.11.2020OuvirAna Valente Rodrigues e Vânia Carlos O Projeto “Form@tive - Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL”, coordenado pelas Investigadoras Ana V. Rodrigues e Vânia Carlos, enquadra-se no âmbito de cursos relacionados com a formação inicial de educadores de infância e professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Foi premiado com o 2º lugar no concurso de Incentivo a Projetos de Inovação Pedagógica da Universidade de Aveiro - Edição 2020.