- Educação à Escuta
O Projeto BIBLIOLAB
 
O projeto BIBLIOLAB surge de duas motivações: a primeira prende-se com o contexto atual de isolamento social em que vivemos, que tornou óbvia a necessidade de recursos educativos digitais que possam ser usados por professores, mas também por pais e alunos de forma mais autónoma; a segunda está relacionada com um dos objetivos da investigação que temos vindo a desenvolver no âmbito do projeto de doutoramento, financiado pela FCT (SFRH/BD/141159/2018) que é a criação de um guião didático que articule a educação literária e científica para fomentar o desenvolvimento das competências do século XXI1.
Esta plataforma de recursos educativos (disponível em: https://biblio-lab-historiascomciencia-com.webnode.pt/) tem como objetivo principal desenvolver atividades didáticas interdisciplinares, para o 1.º ciclo do ensino básico, que possam ser exploradas pelos alunos de forma lúdica e autónoma e que promovam o desenvolvimento de competências literárias e científicas. Para isso, conta com uma equipa de duas professoras do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, investigadoras do CIDTFF e de especialistas em educação em ciências e educação para a literatura.
De facto, diversos estudos2,3,4,5 sugerem que o diálogo entre a ciência e literatura pode aumentar o interesse e a curiosidade dos alunos, promovendo a compreensão leitora e argumentativa e de tópicos científicos, desencadeando processos de descoberta, exploração, cognição, emoção e imaginação.
Neste contexto e com a abordagem didática adotada, pretendemos que as crianças e jovens sintam o prazer do texto literário e desenvolvam a sua educação literária. É nosso objetivo que os jovens se entusiasmem com a ciência, aprendam ciência, fazendo ciência, aplicando os conhecimentos para resolver problemas que surgem da literatura, mas que estão relacionados com as suas experiências do dia-a-dia, exercitando, simultaneamente, o pensamento crítico e criativo e competências de comunicação e colaboração.
Todas as atividades apresentadas estão alinhadas com as aprendizagens essenciais para os diversos níveis de ensino, podendo ser usadas pelos alunos e pelos professores. É ainda nossa intenção fomentar o trabalho colaborativo à distância, entre os alunos, dando assim visibilidade às suas produções científicas e literárias, criadas no âmbito das atividades propostas.
Investigadores: Joana Rios da Rocha, Patrícia Pessoa, Xana Sá-Pinto, José António Gomes & J. Bernardino Lopes.
Contactos: J. Bernardino Lopes: https://orcid.org/0000-0001-9961-1538; Xana Sá-Pinto: https://orcid.org/0000-0002-6049-110X; José António Gomes: https://orcid.org/0000-0001-9593-302X; Joana Rios: https://orcid.org/0000-0003-3106-8553 e Patrícia Pessoa: https://orcid.org/0000-0001-8114-795X.
Referências:
1- P21 (2009). Partnership for the 21st Century Learning - P21 Framework for 21st Century Learning. Washington, DC. (acedido a: 20/10/2016, obtido em: www.P21.org.)
2- A Godínez-Sandí et al (2018). Converging science and literature cultures: learning physics via The Little Prince novella. Physics Education. 53, 1-12.
3- Araújo, J. L., Morais, C. & Paiva, J. C. (2015). Poetry and alkali metals: building bridges to the study of atomic radius and ionization energy. Chemistry Education Research and Practice. 16, 1-10.
4- Rios-da-Rocha, J.; Sá-Pinto, X. Pinto, A., Gomes, J. & Oliveira, E. (2016a). Dos provérbios ao conhecimento científico: de poeta e cientista inventor todos temos um pouco com algum labor – o ensino das ciências físicas e naturais no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Indagatio Didactica, 8, 4:53-61.
5- Turkka, J., Haatainen, O. & Aksela, M. (2017). Integrating art into science education: a survey of science teachers’ practices. International Journal of Science Education. 39(10), 1403-1419.
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Episódios
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Imagem HiLives: Including and Connecting in Higher Education: Networking opportunities for independent lives14.12.2020Ouvir HiLives: Including and Connecting in Higher Education: Networking opportunities for independent lives14.12.2020OuvirOlá, sou a Paula Coelho Santos, investigadora do CIDTFF e docente do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro; venho falar-vos da transformação em curso na Universidade de Aveiro (UA) (e não só), para um mais elevado nível de inclusão, capaz de se constituir como contexto de pertença de um grupo que tem estado impedido de a ela aceder: os estudantes que, tendo completado 18 anos de idade, ou terminado a escolaridade obrigatória, são detentores (apenas) de um certificado de frequência ou equivalente, que não lhes permite pleno acesso ao Ensino Superior 
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Imagem Plano C para a Felicidade07.12.2020Ouvir Plano C para a Felicidade07.12.2020OuvirCristina Maria Felizardo Rodrigues (www.cfeliz.pt) Quando o plano A falha e o plano B desmorona-se, eis que surge o plano de contingência para uma vida feliz Do que se trata? 
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Imagem inclusão de estudantes com NEE no Ensino Superior30.11.2020Ouvir inclusão de estudantes com NEE no Ensino Superior30.11.2020OuvirEvelyn Santos-https://www.ua.pt/pt/p/80324215 
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Imagem Form@tive - Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL16.11.2020Ouvir Form@tive - Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL16.11.2020OuvirAna Valente Rodrigues e Vânia Carlos O Projeto “Form@tive - Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL”, coordenado pelas Investigadoras Ana V. Rodrigues e Vânia Carlos, enquadra-se no âmbito de cursos relacionados com a formação inicial de educadores de infância e professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Foi premiado com o 2º lugar no concurso de Incentivo a Projetos de Inovação Pedagógica da Universidade de Aveiro - Edição 2020.