- Educação à Escuta
Educação à escuta … de si própria!
 
Como é amplamente reconhecido, a investigação e os saberes que através dela se revelam constituem um dos fatores fundamentais na ativação dos processos de (auto)reflexão, formação e desenvolvimento quer das pessoas singularmente consideradas, quer das instituições enquanto organizações plurais. Trata-se de estimular uma visão educacional transformadora do real cuja racionalidade tem como referente, no primeiro caso, os paradigmas da profissionalidade reflexiva, crítica e ecológica e, no segundo, a ideia de escola/instituição reflexiva
Neste pressuposto, o ponto de partida para o estudo que se apresentatem a ver com a existência na Universidade de Aveiro de um notável acervo documental que, tal como outros registos, preserva importantes elementos constitutivos da memória institucional desde a sua criação em 1973. Constituindo um inestimável património intelectual, congrega vários discursos protocolares proferidos nas cerimónias públicas de atribuição do título Doutor Honoris Causa a um vasto conjunto de personalidades muito distintas, às quais, enquanto pessoas, profissionais e cidadãos, foram socialmente reconhecidos os valores e o mérito que fundam práticas e vivências de excecional qualidade.
Integra os discursos dos próprios Doutores Honoris Causa e os que, pela voz dos respetivos Padrinhos, na qualidade de testemunhos próximos e vivenciais dos percursos de formação dos laureados, permitem aceder a alguns dos traços mais relevantes e fundadores da matriz identitária dos primeiros. Ou seja, desenham uma narrativa discursiva complementar em cujos contornos se reconhecem surpreendentes perfis de competência e fascinantes visões de mundo.
Do conjunto fazem também parte as intervenções que, pela voz dos sucessivos Reitores, vão desde o início e ao longo do tempo desvendando as ideias principais, contextos e princípios norteadores que, momento a momento, fundamentaram as decisões institucionais, definindo desse modo uma ideia de Universidade e um sentido de missão. O corpus do estudo, inclui ainda alguns discursos proferidos por sucessivos Presidentes da Associação Académica, completando uma narrativa institucional que acompanha e desvela os processos de desenvolvimento da própria UA.
Os procedimentos de pesquisa desenvolveram-se num rigoroso exercício de análise do discurso ou por outras palavras e se retomarmos do título o seu sentido metafórico, como um processo de escuta das vozes que neste intertexto se entrecruzam.
Em tese, admite-se a existência de algum tipo de correspondência entre os princípios que marcam na Universidade o desígnio inscrito na ideia de missão, ou seja, uma oferta de formação cada vez mais qualificada e os princípios que, nos perfis identitários dos Doutores Honoris Causa, deixam transparecer uma fascinante efervescência reflexiva de saberes académicos perpassados de experiência e de vida.
Assim sendo, foram objetivos do estudo, por um lado, observar a ocorrência de regularidades e tendências que apontam para sentidos comuns e visões partilhadas entre as narrativas pessoais e institucionais e, por outro, relevar as particularidades que dão a cada caso e a cada voz a marca identitária da singularidade.
No seu conjunto, uns e outros poderão constituir um contributo para que a Causa Honoris da Universidade de Aveiro, mais ampla e coerentemente, se revele no aprofundamento da ideia de desenvolvimento humano e na constante escuta …de si própria.
Idália Sá-Chaves
idalia@ua.pt
Este podcast tem áudios Registe-se para ouvir.
 
Episódios
- 
Imagem HiLives: Including and Connecting in Higher Education: Networking opportunities for independent lives14.12.2020Ouvir HiLives: Including and Connecting in Higher Education: Networking opportunities for independent lives14.12.2020OuvirOlá, sou a Paula Coelho Santos, investigadora do CIDTFF e docente do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro; venho falar-vos da transformação em curso na Universidade de Aveiro (UA) (e não só), para um mais elevado nível de inclusão, capaz de se constituir como contexto de pertença de um grupo que tem estado impedido de a ela aceder: os estudantes que, tendo completado 18 anos de idade, ou terminado a escolaridade obrigatória, são detentores (apenas) de um certificado de frequência ou equivalente, que não lhes permite pleno acesso ao Ensino Superior 
- 
Imagem Plano C para a Felicidade07.12.2020Ouvir Plano C para a Felicidade07.12.2020OuvirCristina Maria Felizardo Rodrigues (www.cfeliz.pt) Quando o plano A falha e o plano B desmorona-se, eis que surge o plano de contingência para uma vida feliz Do que se trata? 
- 
Imagem inclusão de estudantes com NEE no Ensino Superior30.11.2020Ouvir inclusão de estudantes com NEE no Ensino Superior30.11.2020OuvirEvelyn Santos-https://www.ua.pt/pt/p/80324215 
- 
Imagem  
- 
Imagem Form@tive - Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL16.11.2020Ouvir Form@tive - Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL16.11.2020OuvirAna Valente Rodrigues e Vânia Carlos O Projeto “Form@tive - Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL”, coordenado pelas Investigadoras Ana V. Rodrigues e Vânia Carlos, enquadra-se no âmbito de cursos relacionados com a formação inicial de educadores de infância e professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Foi premiado com o 2º lugar no concurso de Incentivo a Projetos de Inovação Pedagógica da Universidade de Aveiro - Edição 2020.