• Educação à Escuta

Educação à escuta … de si própria!

Imagem
Educação à escuta … de si própria!
02.11.2020

Como é amplamente reconhecido, a investigação e os saberes que através dela se revelam constituem um dos fatores fundamentais na ativação dos processos de (auto)reflexão, formação e desenvolvimento quer das pessoas singularmente consideradas, quer das instituições enquanto organizações plurais. Trata-se de estimular uma visão educacional transformadora do real cuja racionalidade tem como referente, no primeiro caso, os paradigmas da profissionalidade reflexiva, crítica e ecológica e, no segundo, a ideia de escola/instituição reflexiva

Neste pressuposto, o ponto de partida para o estudo que se apresentatem a ver com a existência na Universidade de Aveiro de um notável acervo documental que, tal como outros registos, preserva importantes elementos constitutivos da memória institucional desde a sua criação em 1973. Constituindo um inestimável património intelectual, congrega vários discursos protocolares proferidos nas cerimónias públicas de atribuição do título Doutor Honoris Causa a um vasto conjunto de personalidades muito distintas, às quais, enquanto pessoas, profissionais e cidadãos, foram socialmente reconhecidos os valores e o mérito que fundam práticas e vivências de excecional qualidade.

 Integra os discursos dos próprios Doutores Honoris Causa e os que, pela voz dos respetivos Padrinhos, na qualidade de testemunhos próximos e vivenciais dos percursos de formação dos laureados, permitem aceder a alguns dos traços mais relevantes e fundadores da matriz identitária dos primeiros. Ou seja, desenham uma narrativa discursiva complementar em cujos contornos se reconhecem surpreendentes perfis de competência e fascinantes visões de mundo.

Do conjunto fazem também parte as intervenções que, pela voz dos sucessivos Reitores, vão desde o início e ao longo do tempo desvendando as ideias principais, contextos e princípios norteadores que, momento a momento, fundamentaram as decisões institucionais, definindo desse modo uma ideia de Universidade e um sentido de missão. O corpus do estudo, inclui ainda alguns discursos proferidos por sucessivos Presidentes da Associação Académica, completando uma narrativa institucional que acompanha e desvela os processos de desenvolvimento da própria UA.

Os procedimentos de pesquisa desenvolveram-se num rigoroso exercício de análise do discurso ou por outras palavras e se retomarmos do título o seu sentido metafórico, como um processo de escuta das vozes que neste intertexto se entrecruzam.

Em tese, admite-se a existência de algum tipo de correspondência entre os princípios que marcam na Universidade o desígnio inscrito na ideia de missão, ou seja, uma oferta de formação cada vez mais qualificada e os princípios que, nos perfis identitários dos Doutores Honoris Causa, deixam transparecer uma fascinante efervescência reflexiva de saberes académicos perpassados de experiência e de vida.

Assim sendo, foram objetivos do estudo, por um lado, observar a ocorrência de regularidades e tendências que apontam para sentidos comuns e visões partilhadas entre as narrativas pessoais e institucionais e, por outro, relevar as particularidades que dão a cada caso e a cada voz a marca identitária da singularidade.

No seu conjunto, uns e outros poderão constituir um contributo para que a Causa Honoris da Universidade de Aveiro, mais ampla e coerentemente, se revele no aprofundamento da ideia de desenvolvimento humano e na constante escuta …de si própria.

Idália Sá-Chaves

idalia@ua.pt

Imagem
Educação à Escuta
Autor
susana ambrósio
Horário12:00às12:00

Episódios