- Educação à Escuta
Como um ambiente térmico e a qualidade do ar influenciam a qualidade de vida e o desempenho de um ser humano nas suas tarefas
 
Mário Almeida Rodrigues Talaia
Investigador no site da UA: https://www.ua.pt/pt/p/10309697
“Como um ambiente térmico e a qualidade do ar influenciam a qualidade de vida e o desempenho de um ser humano nas suas tarefas”
“Eu sou o Mário Talaia professor e investigador no Departamento de Física da Universidade de Aveiro e membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. O tema que vou partilhar está na corrente da atualidade e tem a ver “como um ambiente térmico e a qualidade do ar influenciam a qualidade de vida e o desempenho de um ser humano nas suas tarefas”. Falemos da problemática no ensino e aprendizagem. Uma sala de aula deve ter um ambiente de conforto térmico para alunos e professores desempenharem as suas responsabilidades. De acordo com a lei vigente de energia, os espaços devem ser confortáveis com renovação de ar que é função do número de intervenientes. Infelizmente estes itens, muitas vezes, não são valorizados e em contextos de sala de aula, com desconforto térmico, os resultados dos alunos, tangencialmente, diminuem cerca de 3,9% por cada ºC da soma de duas temperaturas (do termómetro seco e do termómetro húmido), como já mostrei em vários estudos. As construções de salas de aula, deveriam ter em atenção esta realidade e, esta, deveria ser incluída no ranking das escolas. Estamos a viver a pandemia covid-19. Ouve-se, nos media, que janelas abertas é uma solução … atenção que estas são o culminar do “crash” de desconforto térmico com hipotermia … não é vestuário ou janelas abertas ou aplicação de ar condicionado, nem desenvolver pensamento crítico a solução. A solução, é ter sido construído espaço para suscitar climatização o mais natural possível. Esta temática é aplicada igualmente na indústria onde o desempenho do trabalhador, produtividade e qualidade, depende do clima do local de trabalho. Concluindo, as alterações climáticas e o aquecimento global exigem cuidados acrescidos para o risco”.
Este podcast tem áudios Registe-se para ouvir.
 
Episódios
- 
Imagem HiLives: Including and Connecting in Higher Education: Networking opportunities for independent lives14.12.2020Ouvir HiLives: Including and Connecting in Higher Education: Networking opportunities for independent lives14.12.2020OuvirOlá, sou a Paula Coelho Santos, investigadora do CIDTFF e docente do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro; venho falar-vos da transformação em curso na Universidade de Aveiro (UA) (e não só), para um mais elevado nível de inclusão, capaz de se constituir como contexto de pertença de um grupo que tem estado impedido de a ela aceder: os estudantes que, tendo completado 18 anos de idade, ou terminado a escolaridade obrigatória, são detentores (apenas) de um certificado de frequência ou equivalente, que não lhes permite pleno acesso ao Ensino Superior 
- 
Imagem Plano C para a Felicidade07.12.2020Ouvir Plano C para a Felicidade07.12.2020OuvirCristina Maria Felizardo Rodrigues (www.cfeliz.pt) Quando o plano A falha e o plano B desmorona-se, eis que surge o plano de contingência para uma vida feliz Do que se trata? 
- 
Imagem inclusão de estudantes com NEE no Ensino Superior30.11.2020Ouvir inclusão de estudantes com NEE no Ensino Superior30.11.2020OuvirEvelyn Santos-https://www.ua.pt/pt/p/80324215 
- 
Imagem  
- 
Imagem Form@tive - Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL16.11.2020Ouvir Form@tive - Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL16.11.2020OuvirAna Valente Rodrigues e Vânia Carlos O Projeto “Form@tive - Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL”, coordenado pelas Investigadoras Ana V. Rodrigues e Vânia Carlos, enquadra-se no âmbito de cursos relacionados com a formação inicial de educadores de infância e professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Foi premiado com o 2º lugar no concurso de Incentivo a Projetos de Inovação Pedagógica da Universidade de Aveiro - Edição 2020.