- Educação à Escuta
Cartas Com Ciência
 
Betina Lopes
A Cartas com Ciência desenvolve programas educacionais de troca de cartas que ligam a lusofonia através da ciência. Ao possibilitar a interação entre cientistas inspiradores e estudantes nos países de língua portuguesa, a Cartas com Ciência fomenta conversas individuais e duradouras que permitem não só mitigar barreiras e preconceitos associados ao ensino superior e a carreiras científicas, mas também promover a literacia científica e da língua portuguesa.
Durante um ano letivo, cada aluno das turmas participantes irá trocar um total de 8 cartas com um ou uma cientista; cada par é escolhido mediante os interesses científicos e recreativos dos alunos. Trabalhamos em grande proximidade com um(a) professor(a) por turma, que nos ajudam a gerir o projeto no terreno. Para muitas das crianças será a primeira vez que conversam com cientistas, e que escrevem e recebem uma carta!
Além de inspirar crianças para o ensino superior e a carreiras científicas, a Cartas com Ciência quer contribuir para que cientistas desenvolvam competências que lhes permitam interagir mais com a sociedade e aumentar o impacto da sua investigação e também promover a língua portuguesa para a cooperação entre povos e para o acesso ao conhecimento, à tecnologia, à inovação e à ciência.
Começámos o nosso programa em três turmas, em Timor-Leste, Portugal e São Tomé e Príncipe. A Cartas com Ciência é uma spin-off da Native Scientist inspirada pela Letters to a Pre-Scientist. Para saber mais, por favor visite o sítio web www.cartascomciencia.org.
Parte II – Explicitação do interesse do CIDTFF se associar ao Projeto “Cartas com Ciência”
A Educação Científica desempenha um papel decisivo na formação de cidadãos críticos e ativos, sendo, portanto, um bem público e uma questão crucial ao nível do desenvolvimento de políticas que almejam não deixar ninguém para trás.
O projeto em desenvolvimento pela Cartas com Ciência liga diversos profissionais em torno de um fim comum: os professores, os investigadores em educação e os investigadores de áreas científicas tais como a Biologia, Geologia, Física, Química e Matemática. Constitui, assim, um “caso de estudo” em termos de ‘boa prática’ no âmbito da cooperação internacional na área da educação. Á luz dos pressupostos teóricos da avaliação enquanto campo disciplinar [5ª geração de avaliação] monitorizar e avaliar os resultados desta rede é crucial para que todos nós possamos aprender com o projeto e potenciar o seu efeito multiplicador na construção de uma futuro que sorria a todos.
Referências
Silva-Lopes, B. (2020). As universidades públicas portuguesas e a capacitação na área da Educação em Ciências no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento: do mapeamento à problematização. Revista Lusófona de Educação, 47(47), 129-143.
Fernandes, D. (2018). Para uma compreensão das relações entre avaliação, ética e política pública. Revista de Educação PUC-Campinas, 23(1),19-36,
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Episódios
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Imagem HiLives: Including and Connecting in Higher Education: Networking opportunities for independent lives14.12.2020Ouvir HiLives: Including and Connecting in Higher Education: Networking opportunities for independent lives14.12.2020OuvirOlá, sou a Paula Coelho Santos, investigadora do CIDTFF e docente do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro; venho falar-vos da transformação em curso na Universidade de Aveiro (UA) (e não só), para um mais elevado nível de inclusão, capaz de se constituir como contexto de pertença de um grupo que tem estado impedido de a ela aceder: os estudantes que, tendo completado 18 anos de idade, ou terminado a escolaridade obrigatória, são detentores (apenas) de um certificado de frequência ou equivalente, que não lhes permite pleno acesso ao Ensino Superior 
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Imagem Plano C para a Felicidade07.12.2020Ouvir Plano C para a Felicidade07.12.2020OuvirCristina Maria Felizardo Rodrigues (www.cfeliz.pt) Quando o plano A falha e o plano B desmorona-se, eis que surge o plano de contingência para uma vida feliz Do que se trata? 
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Imagem inclusão de estudantes com NEE no Ensino Superior30.11.2020Ouvir inclusão de estudantes com NEE no Ensino Superior30.11.2020OuvirEvelyn Santos-https://www.ua.pt/pt/p/80324215 
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Imagem Form@tive - Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL16.11.2020Ouvir Form@tive - Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL16.11.2020OuvirAna Valente Rodrigues e Vânia Carlos O Projeto “Form@tive - Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL”, coordenado pelas Investigadoras Ana V. Rodrigues e Vânia Carlos, enquadra-se no âmbito de cursos relacionados com a formação inicial de educadores de infância e professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Foi premiado com o 2º lugar no concurso de Incentivo a Projetos de Inovação Pedagógica da Universidade de Aveiro - Edição 2020.