Apelo pelas árvores em São Bernardo

Imagem
Apelo pelas árvores em São Bernardo
03.03.2020

Olga Pinho deixa um apelo pelas árvores em São Bernardo.

"A requalificação da área envolvente à escola EB 2/3 de São Bernardo, pela Câmara Municipal de Aveiro, implica o abate de 86 árvores adultas, com cerca de 25 anos, em torno da escola, praticamente todas as que existem atualmente nos passeios e que nos dão sombra, beleza, oxigénio, que purificam o ar e tornam esta zona tão agradável e amplamente procurada para caminhas ao fim da tarde e ao fim de semana, corrida, jogging, passeios com os miúdos de bicicleta, de triciclo, trotinete.

Este abate massivo pela CMA irá ser executado para criar lugares de estacionamento e repavimentar, cimentar os passeios. Não é uma medida pela mobilidade urbana sustentável, nem pela qualidade do ar urbano nem pela melhoria da qualidade de vida das pessoas.

A comunidade educativa da escola, os alunos, os pais e encarregados de educação, os professores e assistentes operacionais, assim como os moradores não foram devidamente informados deste plano de requalificação, com o abate de 86 árvores adultas. Eu soube porque preenchi um requerimento na CMA a pedir para ver o plano. E, um dia destes, provavelmente a um sábado de manhã, para que os alunos, as crianças e jovens, não estejam presentes e não assistam, acordamos com o barulho das motosserras a cortar 86 árvores, em todas as ruas, em torno da escola.

Penso que a população deveria ter sido consultada e informada e tem o direito a manifestar a sua opinião ao Presidente da Câmara de Aveiro. Os pais têm o direito a dizer se preferem um lugar para parar o carro 2 minutos quando vão deixar os filhos na escola ou se preferem que, nesse mesmo lugar, esteja uma árvore adulta com 25 anos a dar sombra no recreio e a purificar o ar que o seu filho vai respirar durante todo o dia ou, ainda se preferem que, ao lado das árvores haja uma ecovia, uma faixa pedonal e ciclável para que o seu filho possa utilizar, em segurança, para ir a pé ou de bicicleta para a escola, quando está bom tempo.

Vivemos num estado democrático, com liberdade de expressão e as pessoas podem dizer o que pensam e o que querem para a cidade onde vivem, para a sua qualidade de vida. O email do Presidente da Câmara é público.

Quem cala, consente e deixo aqui um apelo às pessoas, aos pais, que tal como eu, preferem uma ecovia ladeada por árvores, a um passeio cimentado, sem sombra, sem árvores com ar poluído. Uma árvore adulta fornece o oxigénio para dois seres humanos! As árvores são dos nossos filhos!

Aproxima-se o Dia Mundial da árvore. Aproxima-se a manifestação dos estudantes contra as alterações climáticas. O presidente da câmara diz que ama as árvores. Vamos pedir para que não abata 86 árvores em torno de uma escola, nem no dia mundial da árvore nem em nenhum outro dia. Quem cala consente.

 

 

Imagem
Conversas da Manhã
Autor
Maria João Azevedo
Horário10:00às09:40

Episódios

  • Imagem
    Espaço Cultura com Nuno Alexandre - Vote com CONSCIÊNCIA e em LIBERDADE!
    Espaço Cultura com Nuno Alexandre
    25.09.2025

    Hoje falamos da série "O Arquiteto". Baseada em factos reais e com argumento de Patrícia Muller e realização de João Maia. A série conta com os Atores Rui Melo, Teresa Tavares, Maria João Pinho, Paula Lobo Antunes, Tomás Andrade, Francisco Froes no elenco. Até sábado podem assistir à série na TVI, assim como nas plataformas Prime Video e TVI Player.
    Dia 7 de Outubro estreia na RTP2 e na RTP Palco o documentário "Filipe La Féria: O Teatro como um Auto de Fé".

    Ouvir
  • Imagem
    Aveiro a Compostar - Ana Jervis e Mónica Monteiro sobre o Dia da Criança
    Aveiro a Compostar
    19.09.2025

    Netsa manhã Mónica Monteiro da Compostar divide fala sobre os ingredientes da compostagem.

    Ouvir
  • Imagem
    Espaço Cultura com Nuno Alexandre - Vote com CONSCIÊNCIA e em LIBERDADE!
    Espaço Cultura com Nuno Alexandre
    18.09.2025

    "Situações Delicadas", é uma nova série exclusiva da RTP PLAY protagonizada pelas Atrizes Laura Dutra, Catarina Rebelo e Madalena Almeida. Convido-vos a ver a série "Espias", de Laura Seixas e João Maia. Cada episódio vai para o ar às Segundas-Feiras na RTP1, após o telejornal, com antestreia na RTP Play. 
    A Atriz Sara Barradas e o Ator Diogo Martins sobem ao palco do Centro de Artes de Águeda (CAA), no dia 26 de Setembro, com a peça "Se Acreditares Muito", com encenação do Ator Flávio Gil.
    Bilhetes à venda também no site da Ticketline.

    Ouvir