África…Terra Nova - XXXVIII

Imagem
África…Terra Nova - XXXVIII
09.07.2020

Hoje em mais uma edição do "África…Terra Nova", o professor António Batel Anjo fala sobre o recente relatório da ONUSIDA.

Apesar do discurso da "nova normalidade", das oportunidades desta crise causada pela Covid19, dos "riquinhos" que descobriram que tinham filhos em casa, ... a realidade é outra!

Na verdade, em termos de saúde pública nada mudou, pelo contrário os problemas que tínhamos agravaram-se.

O recente relatório da ONUSIDA concluiu que o Mundo está muito atrasado na prevenção de novas infeções pelo HIV, estimando em cerca de 1,7 milhões o número de pessoas recentemente infectadas com o vírus, representa mais de três vezes mais o objetivo global traçado.

No ano passado, 690 mil pessoas morreram de doenças relacionadas com a sida e 12,6 milhões dos 38 milhões de pessoas que vivem com HIV não tiveram acesso ao tratamento.

O relatório assinala ainda os “sérios impactos” do Covid-19 na resposta à SIDA, considerando que os seus efeitos poderão ser ainda piores. Uma interrupção completa de seis meses nos tratamentos do HIV, provocada pela pandemia, poderia causar mais de 500 mil mortes adicionais na África Subsaariana durante o próximo ano (2020-2021), trazendo a região de volta aos níveis de mortalidade de 2008. 

--------------------------

(Covid: 1,071 positivos / 337 recuperados / 8 óbitos)

--------------------------

Música: 

Comemorando a independência de Cabo Verde , a 5 de Julho,  vamos ouvir "Os Tubarões". Uma banda caboverdiana fundada em 1969 e que acabou em 1994, tornada famosa pela sua morna, coladeira e funaná. Foi um dos grupos mais representativos da música de Cabo Verde no período de transição rumo à independência e democracia. Um dos seus vocalistas era o famoso Ildo Lobo.  

https://www.youtube.com/watch?v=94YHoU7rbwA&list=RDpCcXZ5IKS9w&index=4

Imagem
Conversas da Manhã
Autor
Maria João Azevedo
Horário10:00às09:40

Episódios

  • Imagem
    Espaço Cultura com Nuno Alexandre - Vote com CONSCIÊNCIA e em LIBERDADE!
    Espaço Cultura com Nuno Alexandre
    06.11.2025

    A pianista Maria João Pires anunciou o fim da sua carreira. 
    "Casa Abrigo" é a nova série da RTP realizada por Marcio Laranjeira.  Uma série inspirada em histórias reais de Mulheres vítimas de violência doméstica. Para ver na RTP Play.
    Até 18 de Janeiro pode visitar a XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro. Saiba tudo no Episódio de hoje.

    Ouvir
  • Imagem
    André Campos
    André Campos - O Milionário Espiritual Ep 05
    05.11.2025

    André Campos, para falar de prosperidade, investimentos e desenvolvimento pessoal.

    André Campos nasceu em Águeda, é apaixonado por desporto, advogado, mestre em Ciências Jurídico Criminais, investidor imobiliário e mentor.

    Ouvir
  • Imagem
    Aveiro a compostar - Ep 20 Insectos polinizadores na horta
    Aveiro a Compostar
    24.10.2025

    Hoje a Mónica Monteiro fala sobre alguns erros que fazemos na compostagem. 
     

    Ouvir
  • Imagem
    Cultura com Nuno Alexandre
    Espaço Cultura com Nuno Alexandre
    23.10.2025

    Esta semana falamos da série "Rabo de Peixe". A segunda temporada da série realizada por Augusto Fraga, e que foi um sucesso internacional, estreia amanhã na NETFLIX. 
    O Festival Milhas 2025 decorre em Ílhavo (24OUT. A 26OUT.) e na Gafanha da Nazaré(31OUT. 2NOV.). Haverá ciclos de cinema, de música e pequenas tertúlias. Podem adquirir os vossos bilhetes na página 23 Milhas, na BOL. 

    Ouvir