África…Terra Nova - XIX

Imagem
África…Terra Nova - XIX
27.02.2020

Hoje em mais uma edição do "África…Terra Nova", o professor António Batel Anjo fala da falta de professores em Portugal e do excesso de Professores em Moçambique no desemprego. E como isso pode afectar o desenvolvimento de ambos os Países.

"Os mestrados em Ensino, que preparam futuros docentes para o terceiro ciclo e Ensino Secundário, têm cada vez menos inscritos e alguns até já fecharam por falta de candidatos.

No Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, há 13 mestrados em Ensino, mas existem cada vez menos candidatos: por ano, não chegam a sair 100 alunos habilitados para dar aulas desde o 7.º até ao 12.º ano. Em todas as áreas disciplinares, desde a Física e Química, Informática, Matemática, Biologia, Geologia, Geografia, História, nos vários cursos de línguas, temos cerca de 90/100, em algumas universidades.

É um cenário preocupante, especialmente se tivermos em conta a idade dos atuais docentes, por exemplo, na disciplina de Física e Química. “A percentagem de docentes com menos de 30 anos é apenas de 0,2%.”

A nível nacional, apenas as Universidades de Lisboa, Porto e Coimbra têm estes mestrados de onde saem 10 alunos aptos a ensinar esta disciplina. Os restantes fecharam por falta de alunos inscritos.

Até 2030 mais de metade dos professores (57%) vai aposentar-se, segundo dados do relatório do Conselho Nacional de Educação citados pela rádio. Atualmente, apenas 1,1% dos docentes tem menos de 35 anos.

Em Moçambique, com a população a crescer a 2.9 acima da média do continente que é de 2.7, temos mais de 8 milhões de aluno no sistema de ensino e não temos dinheiro para contratar mais docentes. As Universidades actualmente parecem seguir o modelo português e desactivar a formação de professores.

Em ambos, por razões diferentes, esta falta de professores será dramática para o desenvolvimento dos dois países."

*****************************************************

Música:

Humberto Carlos Benfica, conhecido como Wazimbo, é um cantor moçambicano considerado uma das maiores vozes de Moçambique e um dos mais famosos cantores marrabenta. Nascido em Chibuto, na província de Gaza, Moçambique, mudou-se para a capital - Lourenço Marques - onde cresceu no popular bairro Mafalala. ​ 

https://www.youtube.com/watch?v=1vs4E9dILXk

 

Imagem
Conversas da Manhã
Autor
Maria João Azevedo
Horário10:00às09:40

Episódios

  • Imagem
    Espaço Cultura com Nuno Alexandre - Vote com CONSCIÊNCIA e em LIBERDADE!
    Espaço Cultura com Nuno Alexandre
    25.09.2025

    Hoje falamos da série "O Arquiteto". Baseada em factos reais e com argumento de Patrícia Muller e realização de João Maia. A série conta com os Atores Rui Melo, Teresa Tavares, Maria João Pinho, Paula Lobo Antunes, Tomás Andrade, Francisco Froes no elenco. Até sábado podem assistir à série na TVI, assim como nas plataformas Prime Video e TVI Player.
    Dia 7 de Outubro estreia na RTP2 e na RTP Palco o documentário "Filipe La Féria: O Teatro como um Auto de Fé".

    Ouvir
  • Imagem
    Aveiro a Compostar - Ana Jervis e Mónica Monteiro sobre o Dia da Criança
    Aveiro a Compostar
    19.09.2025

    Netsa manhã Mónica Monteiro da Compostar divide fala sobre os ingredientes da compostagem.

    Ouvir
  • Imagem
    Espaço Cultura com Nuno Alexandre - Vote com CONSCIÊNCIA e em LIBERDADE!
    Espaço Cultura com Nuno Alexandre
    18.09.2025

    "Situações Delicadas", é uma nova série exclusiva da RTP PLAY protagonizada pelas Atrizes Laura Dutra, Catarina Rebelo e Madalena Almeida. Convido-vos a ver a série "Espias", de Laura Seixas e João Maia. Cada episódio vai para o ar às Segundas-Feiras na RTP1, após o telejornal, com antestreia na RTP Play. 
    A Atriz Sara Barradas e o Ator Diogo Martins sobem ao palco do Centro de Artes de Águeda (CAA), no dia 26 de Setembro, com a peça "Se Acreditares Muito", com encenação do Ator Flávio Gil.
    Bilhetes à venda também no site da Ticketline.

    Ouvir