África…Terra Nova - LVII

Em mais uma edição do África…Terra Nova", o professor António Batel Anjo fala sobre as Mudanças climáticas em Moçambique.
Mudanças climáticas em Moçambique
Na Europa, os ciclones Idai e Kenneth estão a ser utilizados por alguns activistas e meios de comunicação, como exemplo dos efeitos negativos do aquecimento global. Fenómenos meteorológicos extremos, como os dois últimos ciclones em Moçambique, estão também entre as consequências já visíveis do aquecimento global.
Actualmente, existem pesquisas em curso para tentar descobrir se podemos dizer se os últimos dois ciclones em Moçambique estão relacionados com as alterações climáticas e não está totalmente claro o quão forte eles foram influenciados, mas sabemos que a precipitação que estava a cair durante aquele ciclone foi claramente maior do que sem alterações climáticas.
A precipitação dentro do ciclone está a ficar cada vez mais forte com as mudanças climáticas. Não podemos dizer que exactamente este ciclone não teria acontecido sem mudanças climáticas.
O aumento da temperatura dos oceanos está diretamente ligado às intervenções humanas, mas a ocorrência de ciclones depende também de outros factores naturais. Tem a ver, por exemplo, com as condições do vento na atmosfera, que em algumas situações ajudam a que estas tempestades se desenvolvam. São questões naturais influenciadas pelo aumento da temperatura dos oceanos.
O aquecimento global aumenta a temperatura dos oceanos e da atmosfera. E numa atmosfera mais quente, há mais capacidade para armazenar vapor de água. Isto, por sua vez, resulta em chuvas mais fortes, provocando inundações.
A principal mudança estaria relacionada à maior quantidade de chuvas. Ainda não há dados suficientes para indicar se haverá aumento na frequência, apenas na intensidade: não está claro se a frequência vai mudar, pois ainda são necessários estudos. Mas é claro que é mais provável que a intensidade dessas tempestades seja maior com as mudanças climáticas.
Portanto, como as temperaturas globais devem continuar a subir devido às mudanças climáticas, Moçambique deve-se preparar para mais ciclones fortes.
------------------
Música
Ferro Gaita
Os Ferro Gaita são uma das maiores instituições musicais de Cabo Verde, verdadeiros embaixadores do funaná, músicos que pegaram numa tradição e resolutamente a mantiveram viva e vibrante. Da reunião da “gaita” com o ferrinho, devidamente condimentado com a bateria e o baixo, assiste-se a uma explosão do funaná que, liderado pelo grupo Ferro Gaita, atinge patamares de sucesso nunca antes alcançados. Os Ferro Gaita conquistam um enorme sucesso e prestigiam a nova música de Cabo Verde nos circuitos internacionais.
Este podcast tem áudios Registe-se para ouvir.

Episódios
-
ImagemSave Your Money30.09.2025Ouvir
Joana Ramos (Intermediária de Credito, BdP) e Armando Rodrigues (Mediação de Seguros Vida e Não Vida, ASF), apresentam nas manhãs da rádio o Projeto Save Your Money, com o objetivo de dotar as pessoas de conhecimentos e competências essenciais para gerir melhor o seu dinheiro, tomar decisões financeiras informadas e prevenir riscos no contexto financeiro português atual.
Em Aveiro, Praceta de Goa, 16 (Forca)
-
ImagemAveiro a Compostar26.09.2025Ouvir
Ana Jervis, Mónica Monteiro e Paula Soares da Aveiro a Compostar dividem o seu conhecimento com todos.
Hoje a Mónica Monteiro fala de quantas metas atingimos, em relação à proposta 2030.
-
ImagemEspaço Cultura com Nuno Alexandre25.09.2025Ouvir
Hoje falamos da série "O Arquiteto". Baseada em factos reais e com argumento de Patrícia Muller e realização de João Maia. A série conta com os Atores Rui Melo, Teresa Tavares, Maria João Pinho, Paula Lobo Antunes, Tomás Andrade, Francisco Froes no elenco. Até sábado podem assistir à série na TVI, assim como nas plataformas Prime Video e TVI Player.
Dia 7 de Outubro estreia na RTP2 e na RTP Palco o documentário "Filipe La Féria: O Teatro como um Auto de Fé". -
Imagem“O Estado da Casa” com Ricardo de Sousa - as novas medidas do governo19.09.2025Ouvir
“O Estado da Casa” com Ricardo de Sousa, Consultor Imobiliário, uma rubrica quinzenal para abordar os temas mais relevantes da habitação em Portugal.
-
ImagemAveiro a Compostar19.09.2025Ouvir
Nesta manhã Mónica Monteiro da Compostar divide fala sobre os ingredientes da compostagem.