Uma Pascoa mais sustentável

Imagem
Uma Pascoa mais sustentável
29.03.2021

Apesar do contexto especial em que vamos celebrar a Páscoa este ano, haverá lugar a amêndoas e aos doces mais típicos, mesmo sem família sentada à mesma mesa. Por isso venho questioná-lo sobre as práticas de reciclagem e para uma Pascoa mais amiga do Ambiente.

  1. Na hora de desembrulhar os ovos da Páscoa e as caixas de chocolates, onde coloca estas embalagens? No azul se as embalagens forem de papel e cartão e no amarelo se forem de plástico ou de metal? Boa! E no caso de ovos de chocolate embrulhados em papel metalizado? Certo! Continua a ser no ecoponto amarelo!

 

  1. E já agora sabia que já pode comprar quase tudo o que precisa para fazer os doces convencionais a granel? É verdade, desde ovos, farinha, até amêndoas! Esta será sempre a melhor opção para reduzir a quantidade de embalagens, e muitas vezes apresentam os melhores produtos no mercado.

 

Se acertou em tudo, tem tudo para passar uma Páscoa muito amiga do Ambiente!

Parabéns...E Boa Páscoa!

Alexandra

Imagem
Ambiente um minuto
Autor
Horário11:00às11:00

Episódios

  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Pensar antes de perguntar
    19.10.2026

    Hoje pedimos tudo à inteligência artificial. Um texto, uma imagem, uma ideia para o jantar. É rápido, é fácil, e parece não custar nada.

    Mas a verdade é que custa. Cada pergunta viaja até um edifício repleto de computadores, que chamamos de centro de dados. Estas máquinas consomem eletricidade e, muitas vezes, água para as arrefecer. 

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Como promover a adoção de soluções baseadas na natureza nas cidades
    12.10.2026

    As cidades em todo o mundo enfrentam desafios climáticos crescentes, como ondas de calor, inundações e perda de biodiversidade. As soluções baseadas na natureza, que vão de simples telhados verdes ou jardins de chuva, até parques urbanos e corredores ecológicos, oferecem respostas eficazes e sustentáveis. No entanto, a sua implementação em larga escala exige mais do que conhecimento técnico: depende de processos sociais e institucionais que favoreçam a adoção.

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    European Water Academy – Iniciativa da UE para a resiliência do setor da água
    05.10.2026

    A Europa e o Mundo enfrentam desafios crescentes na gestão da água, devido às alterações climáticas, à pressão sobre os recursos naturais, ao envelhecimento das infraestruturas e a práticas de gestão pouco sustentáveis. Para responder a estes desafios, a União Europeia lançou a European Water Academy (a Academia da Água), uma iniciativa dedicada a reforçar a resiliência e a capacidade de gestão da água na Europa.

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    O valor que atribuímos à qualidade da água e serviços ecossistémicos
    28.09.2026

    Os ecossistemas estão cada vez mais ameaçados pela ação humana e pelas alterações climáticas. Os ecossistemas aquáticos, em particular, são dos mais afetados pela degradação da qualidade da água, levando ao desperdício dos serviços que eles providenciam. 

    Uma forma de demonstrar a importância destes benefícios aos decisores é através da sua valoração económica, ou seja, atribuindo um valor monetário a serviços da natureza que muitas vezes damos como garantidos.

    Ouvir