Um piquenique sustentável

Imagem
Um piquenique sustentável
23.03.2020

Diana Patoilo

Os dias mais solarengos e quentes vão começar a chegar...e com eles volta a apetecer fazer um piquenique e apreciar um dia em contato com a natureza, certo? Mas na organização de um piquenique, desde a escolha da comida à forma de deslocação, tudo pode ser mais sustentável. São pequenos gestos que, acredite (!!), fazem a diferença e que vão servir de exemplo futuro para os seus filhos, aqui vão algumas dicas:

No próximo picnic que fizer, faça um bom planeamento do menu de forma a evitar desperdícios. Se no final sobrarem alimentos em boas condições leve-os de volta para casa e transforme-os.

Opte por alimentos que não são processados, são mais saudáveis e resistem à falta de refrigeração como frutas frescas, barras de cereais, frutos secos e legumes.

Evite os descartáveis. Não leve garrafas de água de plástico. Leve canecas e copos para servir as bebidas ou encha previamente pequenas garrafas de vidro, frascos de compotas ou de iogurtes com bebidas variadas ou até sopas geladas.

E para evitar os incómodos insetos, porque nao usar repelentes naturais com citronela, em vez dos repelentes quimicos? E claro, nunca deixe lixo no meio da Natureza! Leve sempre consigo sacos extra e separe os resíduos orgânicos dos recicláveis.

Ah, e já agora....porque nao optar por locais mais proximos em que possa ir a pé (caminhada) ou de bicicleta? Claro, na falta de alternativa, organize os carros por forma a irem completos! E já agora bom apetite! E bom piquenique!

Imagem
Ambiente um minuto
Autor
Horário11:00às11:00

Episódios

  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Programa Doutoral
    18.11.2024

    Alguma vez sonhou em fazer um doutoramento na área do ambiente?

    Se sim, este minuto é para si. Se não, talvez o seja na mesma! 😊

    A verdade é que foi aberta esta semana, uma fase excecional de candidaturas para o Programa Doutoral em Ciências e Engenharia do Ambiente. Este programa de excelência visa a formação avançada de investigadores e profissionais com forte competência científica e técnica para enfrentar os desafios ambientais atuais.

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Verão de São Martinho
    11.11.2024

    Em pleno outono, com as folhas castanhas no chão, o calor regressa por uns dias, acompanhado de água-pé e castanhas: é o Verão de São Martinho. Mas, afinal, de onde vem este fenómeno?

    Hoje em dia, fala-se muito sobre o aquecimento global e alterações climáticas, e muitas vezes certos acontecimentos meteorológicos são logo associados a desastres climáticos. Um bom exemplo disso é o Verão de São Martinho. Mas será este calor de outono um sinal das mudanças climáticas causadas pelo ser humano?

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Teste ao nosso saber sobre reciclagem
    04.11.2024

    Hoje temos algumas perguntas (em jeito de desafio) para testarem se sabem tudo quanto aos ecopontos.

    Onde colocam, por exemplo, os pacotes de leite e de sumos?

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Incêndios – impato na qualidade do ar
    28.10.2024

    Os impactos dos fogos de há umas semanas atrás ainda estão muito presentes na nossa memoria. Mas não só na memoria! Na nossa saúde os impactos podem ser de longo prazo!

    A verdade é que os efeitos deste flagelo vão muito mais para além da destruição do habitat natural, da riqueza florestal, do ecossistema, da biodiversidade, da economia local, da destruição material...A degradação da qualidade do ar é apenas (!) um outro impacto dos fogos, com efeito imediato na nossa saúde, a curto e longo prazo! 

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Como prevenir incêndios em vez de os (a)pagar: projecto BioValChar
    21.10.2024

    Os incêndios de Setembro ainda estão bem vivos na memória. A questão que vos pomos hoje é: Como prevenir os incêndios florestais em vez de os apagar? A resposta é simples: valorizando a saúde das florestas. O mais complexo é responder à pergunta seguinte: “como é que pago a limpeza da minha floresta?”

    Ouvir