Rolha a rolha, semeie a recolha
O “Rolha a rolha, semeie a recolha” tem como objetivo de incentivar a reciclagem da cortiça e contribuir para a reflorestação em Portugal, a LIPOR em parceria com a Quercus e a Maiambiente, está a desenvolver um canal de recolha porta-à-porta nos restaurantes, cafés, cantinas, etc, para já no município da Maia. Mas para além destes canais de recolha pode entregar as suas rolhas de cortiça nas Lojas Continente de todo o país.
Após a recolha, as rolhas são devidamente encaminhadas para serem recicladas, e é financiada a plantação de árvores autóctones no país.
A recolha e reciclagem de rolhas contribui para o combate às alterações climáticas com a diminuição das emissões do CO2 retido nas rolhas de cortiça e para o desenvolvimento da economia circular.
Além disso o projeto contribui para aumentar a capacidade de absorção e de retenção de CO2 através das novas árvores plantadas e a contribuir para o aumento da resiliência e do capital natural do nosso território.
Desde 2008, o Green Coork já conseguiu recolher mais de 98 milhões de rolhas e plantar mais de 1 milhão de árvores.
Diana Patoilo
Este podcast tem áudios Registe-se para ouvir.
Episódios
-
Imagem
Pensar antes de perguntar19.10.2026OuvirHoje pedimos tudo à inteligência artificial. Um texto, uma imagem, uma ideia para o jantar. É rápido, é fácil, e parece não custar nada.
Mas a verdade é que custa. Cada pergunta viaja até um edifício repleto de computadores, que chamamos de centro de dados. Estas máquinas consomem eletricidade e, muitas vezes, água para as arrefecer.
-
Imagem
Como promover a adoção de soluções baseadas na natureza nas cidades12.10.2026OuvirAs cidades em todo o mundo enfrentam desafios climáticos crescentes, como ondas de calor, inundações e perda de biodiversidade. As soluções baseadas na natureza, que vão de simples telhados verdes ou jardins de chuva, até parques urbanos e corredores ecológicos, oferecem respostas eficazes e sustentáveis. No entanto, a sua implementação em larga escala exige mais do que conhecimento técnico: depende de processos sociais e institucionais que favoreçam a adoção.
-
Imagem
European Water Academy – Iniciativa da UE para a resiliência do setor da água05.10.2026OuvirA Europa e o Mundo enfrentam desafios crescentes na gestão da água, devido às alterações climáticas, à pressão sobre os recursos naturais, ao envelhecimento das infraestruturas e a práticas de gestão pouco sustentáveis. Para responder a estes desafios, a União Europeia lançou a European Water Academy (a Academia da Água), uma iniciativa dedicada a reforçar a resiliência e a capacidade de gestão da água na Europa.
-
Imagem
O valor que atribuímos à qualidade da água e serviços ecossistémicos28.09.2026OuvirOs ecossistemas estão cada vez mais ameaçados pela ação humana e pelas alterações climáticas. Os ecossistemas aquáticos, em particular, são dos mais afetados pela degradação da qualidade da água, levando ao desperdício dos serviços que eles providenciam.
Uma forma de demonstrar a importância destes benefícios aos decisores é através da sua valoração económica, ou seja, atribuindo um valor monetário a serviços da natureza que muitas vezes damos como garantidos.
-
Imagem
Biochar nas vinhas: será que muda o sabor do vinho?21.09.2026OuvirExiste um interesse crescente em ajudar as vinhas da região mediterrânica a adaptarem-se a um clima cada vez mais quente e seco, mantendo a produtividade e reduzindo a dependência da rega.