A quarentena (não) ajudou as alterações climáticas?
Apesar do confinamento e da paragem causada pela pandemia, a crise climática não deve ser esquecida. Este ano está a caminho de se tornar o mais quente desde que há registos, segundo os dados registados.
A evolução das temperaturas deste ano está próxima da de 2016, um dos anos mais quentes da história.
Em fevereiro, uma base de investigação na Antártida registou uma temperatura de mais de 20 graus Celsius pela primeira vez. Já este mês na Gronelândia, registou-se um recorde de 6º Celsius. No primeiro trimestre do ano, as temperaturas no Leste da Europa e na Ásia foram cerca de 3º Celsius mais elevadas do que a sua média.
Apesar do confinamento atual as emissões diminuirão este ano, mas as concentrações [dos gases com efeito de estufa na atmosfera] continuam a subir. É muito improvável que sejamos capazes de notar qualquer desaceleração no aumento dos níveis atmosféricos de gases com efeito de estufa. Temos (agora) uma oportunidade única para reconsiderar as nossas escolhas e usar a crise do coronavírus como um catalisador para formas mais sustentáveis de transporte e produção de energia (através de incentivos, impostos, preços do carbono, etc).
Vamos a isso?
Pense nisso...nem que seja 1 minuto!
Alexandra Monteiro
Este podcast tem áudios Registe-se para ouvir.
Episódios
-
Imagem
Pensar antes de perguntar19.10.2026OuvirHoje pedimos tudo à inteligência artificial. Um texto, uma imagem, uma ideia para o jantar. É rápido, é fácil, e parece não custar nada.
Mas a verdade é que custa. Cada pergunta viaja até um edifício repleto de computadores, que chamamos de centro de dados. Estas máquinas consomem eletricidade e, muitas vezes, água para as arrefecer.
-
Imagem
Como promover a adoção de soluções baseadas na natureza nas cidades12.10.2026OuvirAs cidades em todo o mundo enfrentam desafios climáticos crescentes, como ondas de calor, inundações e perda de biodiversidade. As soluções baseadas na natureza, que vão de simples telhados verdes ou jardins de chuva, até parques urbanos e corredores ecológicos, oferecem respostas eficazes e sustentáveis. No entanto, a sua implementação em larga escala exige mais do que conhecimento técnico: depende de processos sociais e institucionais que favoreçam a adoção.
-
Imagem
European Water Academy – Iniciativa da UE para a resiliência do setor da água05.10.2026OuvirA Europa e o Mundo enfrentam desafios crescentes na gestão da água, devido às alterações climáticas, à pressão sobre os recursos naturais, ao envelhecimento das infraestruturas e a práticas de gestão pouco sustentáveis. Para responder a estes desafios, a União Europeia lançou a European Water Academy (a Academia da Água), uma iniciativa dedicada a reforçar a resiliência e a capacidade de gestão da água na Europa.
-
Imagem
O valor que atribuímos à qualidade da água e serviços ecossistémicos28.09.2026OuvirOs ecossistemas estão cada vez mais ameaçados pela ação humana e pelas alterações climáticas. Os ecossistemas aquáticos, em particular, são dos mais afetados pela degradação da qualidade da água, levando ao desperdício dos serviços que eles providenciam.
Uma forma de demonstrar a importância destes benefícios aos decisores é através da sua valoração económica, ou seja, atribuindo um valor monetário a serviços da natureza que muitas vezes damos como garantidos.
-
Imagem
Biochar nas vinhas: será que muda o sabor do vinho?21.09.2026OuvirExiste um interesse crescente em ajudar as vinhas da região mediterrânica a adaptarem-se a um clima cada vez mais quente e seco, mantendo a produtividade e reduzindo a dependência da rega.