Projetos pesca sustentável

Imagem
Projetos pesca sustentável
04.12.2023

No DAO a investigadora Cristina Pita, especialista da área da pesca sustentável, está envolvida em vários projetos sobre pesca sustentável e ferramentas de gestão e monitorização dos ecossistemas marinhos, da pesca e consumo de pescado.

O Sea2See, Ges4Seas e NETTAGplus são três exemplos de projetos de diferentes perspetivas de estudo da sustentabilidade dos oceanos.

O projeto Sea2See pretende desenvolver um modelo inovador e de aplicações profissionais e de consumo para aumentar a confiança e a aceitação social dos frutos do mar pescados e cultivados de forma sustentável. O projecto fornecerá soluções tecnológicas para responder à necessidade de uma fonte de dados recolhidos ao longo de toda a cadeia de valor do marisco, abrangendo contributos de diversos grupos de partes interessadas.

O projeto Ges4Seas pretende informar e apoiar nas politicas marinhas para a minimização das pressões humanas e seus impactos na biodiversidade marinha e no funcionamento dos ecossistemas, enquanto promove a sustentabilidade na exploração dos ecossistemas marinhos.

O projeto NETTAGplus pretende fornecer um portfólio de três soluções inovadoras, inteligentes e sustentáveis para abordar os impactos negativos das artes de pesca na vida e nos habitats marinhos, baseando-se em atividades sinérgicas entre a indústria pesqueira, cientistas e ONGs para desenvolver três soluções para PREVENIR, EVITAR e MITIGAR os impactos nocivos das artes de pesca.

Para saber mais consulte a página dos projetos!

https://sea2see.eu/

https://www.ges4seas.eu/

https://www.cesam-la.pt/projetos/nettagplus-preventing-avoiding-and-mitigating-environmental-impacts-of-fishing-gears-and-associated-marine-litter/

Diana Patoilo

Imagem
Ambiente um minuto
Autor
Horário11:00às11:00

Episódios

  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Regressar à UA - Pós Graduações
    15.09.2025

    Na semana passada este minuto foi sobre o acolhimento da UA aos novos alunos que ingressam pela primeira vez no ensino superior. Mas este acolhimento não foi só para estes caloiros (licenciatura). Na verdade, em qualquer idade podemos ser caloiros!

    Quando decidimos mais tarde na vida que aprender é uma das iniciativas mais poderosas e enriquecedoras. Por isso esta semana vou desafiar-vos a pensarem nisso.

    Há quanto tempo não se senta numa sala de aula para aprender?

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Semana de acolhimento UA
    08.09.2025

    Entraste na UA? Sim? Então este minuto é especialmente para ti!

    Antes de mais, Parabens e Boa sorte! Parabéns pela escolha, e pelo esforço que fizeste até aqui. Boa sorte para este nova fase da vida que começa agora e que esperemos que sirva para construíres uma vida melhor e mais bonita, sempre com memórias boas desta espaço académico.

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    As cidades europeias estão preparadas para a crise climática?
    01.09.2025

    As alterações climáticas já não são uma ameaça distante — são uma realidade presente. Ondas de calor mais intensas, inundações frequentes, secas prolongadas... e grande parte da população vive em cidades. Mas será que as nossas cidades estão preparadas?

    Mitigar ou adaptar: qual a diferença?

    Mitigação significa reduzir as causas das alterações climáticas — por exemplo, cortar nas emissões de gases com efeito de estufa, apostar em energias renováveis ou tornar os edifícios mais eficientes.

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Testemunhos Academia de Verão 2
    25.08.2025

    Testemunhos das participantes da Academia de Verão 2025 no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.

    No próximo ano há mais, fica atento!

    Ouvir