Mestrado em Engenharia do Ambiente
Tens um curso superior na área das ciências e engenharias e gostarias de aprender mais e quem sabe fazer um mestrado?
Gostarias de ter alguma influência no futuro do nosso planeta? Se sim, o Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro tem o mestrado ideal para ti.
O Mestrado em Engenharia do Ambiente forma profissionais e investigadores no domínio das ciências e da engenharia do ambiente, desenvolvendo competências nas áreas da poluição da água e dos recursos hídricos; poluição atmosférica ou ainda nos resíduos, visando sempre uma analise interdisciplinar das áreas científicas envolvidas.
O curso permite formar profissionais especializados capazes de intervenção em ambiente industrial assim como em serviços (avaliação de impactes ambientais ou em gestão do ambiente), para além da investigação.
Por isso, se pretendes ter a capacidade de prever e caraterizar problemas ambientais e propor soluções técnica e economicamente viáveis; ou ainda de fazer a interligação de matérias multidisciplinares e transversais, associando as dimensões ecológica, social, económica e cultural à implementação dos sistemas tecnológicos...este0 mestrado é para ti!
A primeira fase de candidaturas abre já em Abril, informa-te na página web da UA! www.ua.pt
E...Boa Sorte!!!.
Diana Patoilo
Este podcast tem áudios Registe-se para ouvir.
Episódios
-
Imagem
Renovação curricular e proximidade docente-estudante13.07.2026OuvirEscolher um curso superior é uma decisão importante. E uma das perguntas que mais ouvimos é esta: o que é que se aprende, concretamente, em Engenharia do Ambiente?
Na Universidade de Aveiro, o plano de estudos foi renovado e entra em vigor já no próximo ano letivo.
Há unidades curriculares dedicadas à água, ao solo e ao ar. As aulas teóricas deram lugar a mais horas de laboratório, porque a aposta é aprender a fazer, e não apenas a saber.
-
Imagem
Reutilização de Água em Portugal06.07.2026OuvirPortugal produz 500 milhões de metros cúbicos de águas residuais por ano. Sabe quanto reutilizamos? Apenas 1,2%. O resto volta aos rios e ao mar — enquanto o Alentejo e o Algarve enfrentam secas extremas.
Parece um contra-senso, não parece?
-
Imagem
Florestas que renascem — e a ciência por trás delas29.06.2026OuvirFlorestas que renascem — e a ciência por trás delas
A Mata Nacional das Dunas de Quiaios foi devastada pelos incêndios de 2017. Hoje, investigadores da Universidade de Aveiro estão a devolvê-la à vida.
O projeto CCforBio — premiado pela Fundação Belmiro de Azevedo — interveio em quatro hectares junto a uma linha de água: eliminou invasoras, melhorou o solo e plantou sete espécies nativas. Resultado: um ecossistema perturbado a recuperar diversidade.
-
Imagem
Resíduos têxteis: um desafio global com raízes locais22.06.2026OuvirEm 2022, a Europa gerou quase 7 milhões de toneladas de resíduos têxteis — 16 kg por habitante. Desse total, menos de 5 kg foram recolhidos de forma seletiva. Os restantes 11 kg? Misturados no lixo comum.
A indústria têxtil é uma das mais poluentes do mundo, mas também uma das mais importantes: representa 2% do PIB global. Em Portugal, o peso é ainda maior — 10% das exportações, 20% do emprego industrial e um dos poucos setores com saldo comercial positivo.
-
Imagem
Engenharia do Ambiente - Profissão de futuro15.06.2026OuvirA engenharia do ambiente está entre as 15 profissões que mais vão crescer no mundo até 2030. Quem o diz é o Fórum Económico Mundial e os dados do Eurostat confirmam a tendência: na Europa, o setor ambiental criou mais de dois milhões de empregos numa década. E o valor gerado por este setor quase duplicou desde 2014.