Legislação limita uso plásticos nos restaurantes

Sabia que entrou em vigor, no passado dia 1 de julho, a legislação que limita a utilização de utensílios de uso único (plástico)? Em resumo os restaurantes estão proibidos de usar pratos, talheres e copos de plástico.
Apesar de associações ambientalistas considerarem que esta legislação é ainda pouco ambiciosa nesta primeira fase, pois as restrições deviam ser aplicadas a todas as soluções descartáveis, independentemente do material com que são feitas.
Apesar destas limitações, este quadro legislativo prevê uma redução progressiva da utilização de copos e recipientes para alimentos, produzidos a partir de outro material que não o poliestireno expandido, até 2030. O consumo deverá descer em 30% até ao final de 2026, em comparação com valores de 2022, e em 50% até ao final da década.
Recorde-se que Portugal comprometeu-se a atingir a neutralidade carbónica em 2050 e a implementar um Plano de Ação para a Economia Circular que irá ditar o rumo do nosso país!
Será este um pequeno passo na grande caminhada da sustentabilidade?
Esperamos que sim!
Alexandra Monteiro
Este podcast tem áudios Registe-se para ouvir.

Episódios
-
ImagemSemana de acolhimento UA08.09.2025Ouvir
Entraste na UA? Sim? Então este minuto é especialmente para ti!
Antes de mais, Parabens e Boa sorte! Parabéns pela escolha, e pelo esforço que fizeste até aqui. Boa sorte para este nova fase da vida que começa agora e que esperemos que sirva para construíres uma vida melhor e mais bonita, sempre com memórias boas desta espaço académico.
-
ImagemAs cidades europeias estão preparadas para a crise climática?01.09.2025Ouvir
As alterações climáticas já não são uma ameaça distante — são uma realidade presente. Ondas de calor mais intensas, inundações frequentes, secas prolongadas... e grande parte da população vive em cidades. Mas será que as nossas cidades estão preparadas?
Mitigar ou adaptar: qual a diferença?
Mitigação significa reduzir as causas das alterações climáticas — por exemplo, cortar nas emissões de gases com efeito de estufa, apostar em energias renováveis ou tornar os edifícios mais eficientes.
-
ImagemTestemunhos Academia de Verão 225.08.2025Ouvir
Testemunhos das participantes da Academia de Verão 2025 no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.
No próximo ano há mais, fica atento!
-
ImagemTestemunhos Academia de Verão 118.08.2025Ouvir
Testemunhos das participantes da Academia de Verão 2025 no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.
-
ImagemOndas de calor: mais do que calor, um risco para a saúde11.08.2025Ouvir
Em julho falámos sobre as ondas de calor cada mais frequentes e intensas devido às alterações climáticas. Mas para além do desconforto, trazem problemas sérios para a qualidade do ar e para a nossa saúde.
O que acontece ao ar que respiramos?