Impactos ambientais de estruturas de energias renováveis: parques fotovoltáicos

Imagem
Dia Mundial do Ambiente no DAO
03.02.2025

Estas próximas semanas, vamos explorar os impactos ambientais das grandes estruturas de produção de energias renováveis, como os parques solares em desertos e as grandes barragens hidroelétricas. Embora essas infraestruturas contribuam para a produção de energia limpa, também têm impactos ambientais significativos. Os parques solares em desertos, como os existentes no Sahara ou na Califórnia, utilizam áreas vastas para captar a luz solar e convertê-la em energia elétrica. Embora sejam uma solução importante para reduzir as emissões de carbono, apresentam alguns impactos ambientais negativos:

  • Alteração do ecossistema do deserto: apesar de parecerem vazios, possuem ecossistemas únicos. A instalação de grandes estruturas solares pode destruir habitats de espécies adaptadas ao ambiente desértico, como répteis e aves.
  • Efeito no microclima: As superfícies escuras dos painéis solares absorvem mais calor, podendo aquecer a área circundante. Isso pode afetar os padrões climáticos locais e, por consequência, influenciar o equilíbrio climático global.
  • Nos desertos, a água é escassa,mas  é necessária para a limpeza regular dos painéis solares devido ao acúmulo de poeira e areia, o que pressiona recursos hídricos já limitados.
  • Poluição visual: As vastas extensões de painéis solares podem alterar a paisagem natural, impactando o turismo e comunidades locais.

Medir os benefícios e os riscos das atividades humanas é um desafio complexo. Mesmo quando as intenções são boas, é essencial considerar todas as variáveis.

Diana Patoilo

Ficheiro de áudio
Imagem
Ambiente um minuto
Autor
Horário11:00às11:00

Episódios

  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Regressar à UA - Pós Graduações
    15.09.2025

    Na semana passada este minuto foi sobre o acolhimento da UA aos novos alunos que ingressam pela primeira vez no ensino superior. Mas este acolhimento não foi só para estes caloiros (licenciatura). Na verdade, em qualquer idade podemos ser caloiros!

    Quando decidimos mais tarde na vida que aprender é uma das iniciativas mais poderosas e enriquecedoras. Por isso esta semana vou desafiar-vos a pensarem nisso.

    Há quanto tempo não se senta numa sala de aula para aprender?

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Semana de acolhimento UA
    08.09.2025

    Entraste na UA? Sim? Então este minuto é especialmente para ti!

    Antes de mais, Parabens e Boa sorte! Parabéns pela escolha, e pelo esforço que fizeste até aqui. Boa sorte para este nova fase da vida que começa agora e que esperemos que sirva para construíres uma vida melhor e mais bonita, sempre com memórias boas desta espaço académico.

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    As cidades europeias estão preparadas para a crise climática?
    01.09.2025

    As alterações climáticas já não são uma ameaça distante — são uma realidade presente. Ondas de calor mais intensas, inundações frequentes, secas prolongadas... e grande parte da população vive em cidades. Mas será que as nossas cidades estão preparadas?

    Mitigar ou adaptar: qual a diferença?

    Mitigação significa reduzir as causas das alterações climáticas — por exemplo, cortar nas emissões de gases com efeito de estufa, apostar em energias renováveis ou tornar os edifícios mais eficientes.

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Testemunhos Academia de Verão 2
    25.08.2025

    Testemunhos das participantes da Academia de Verão 2025 no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.

    No próximo ano há mais, fica atento!

    Ouvir