Educação Ambiental
Como diziam os nossos avós: -De pequenino se torce o pepino! E tinham toda a razão, os hábitos que transmitem às crianças permanecem para toda a vida. Por isso, a importância da educação ambiental das gerações mais novas!
No dia 26 de janeiro comemora-se o Dia Mundial da Educação Ambiental, esta data foi definida na Carta de Belgrado redigida pela Unesco durante Conferência de Belgrado, em 1975.
Em Portugal, os ministérios da Educação e do Ambiente uniram esforços para desenvolver este tema na sociedade e, em 2017, foi lançada a Estratégia Nacional para a Educação Ambiental. Nos dias de hoje, a educação ambiental faz parte da formação em Cidadania, desde o nível pré-escolar até ao ensino secundário.
A Educação Ambiental pretende formar cidadãos conscientes do mundo que os rodeia, sensibilizando as crianças e jovens de várias faixas etárias para a importância de cuidar do Planeta, ensinando as formas de conservar e administrar os recursos naturais, sem prejuízo da qualidade de vida.
A Educação Ambiental aborda vários temas transversais aos níveis pré-escolar, básico e secundário:
- Sensibilizar para a ética e Cidadania
- Incentivar à produção e consumo responsáveis
- Explicar a biodiversidade
- Ensinar sobre a importância da energia e água
Mas não é apenas nas escolas que a Educação Ambiental tem lugar. Ao longo da vida, podemos participar em projetos de voluntariado e outras atividades nos tornam cidadãos mais responsáveis.
Porque só temos um planeta temos de o conservar e proteger para o bem do presente e futuro das gerações mais novas…
Por isso, pense no ambiente, muitos minutos!
Diana Patoilo
Este podcast tem áudios Registe-se para ouvir.
Episódios
-
Imagem
Regressar à UA - Pós Graduações15.09.2025OuvirNa semana passada este minuto foi sobre o acolhimento da UA aos novos alunos que ingressam pela primeira vez no ensino superior. Mas este acolhimento não foi só para estes caloiros (licenciatura). Na verdade, em qualquer idade podemos ser caloiros!
Quando decidimos mais tarde na vida que aprender é uma das iniciativas mais poderosas e enriquecedoras. Por isso esta semana vou desafiar-vos a pensarem nisso.
Há quanto tempo não se senta numa sala de aula para aprender?
-
Imagem
Semana de acolhimento UA08.09.2025OuvirEntraste na UA? Sim? Então este minuto é especialmente para ti!
Antes de mais, Parabens e Boa sorte! Parabéns pela escolha, e pelo esforço que fizeste até aqui. Boa sorte para este nova fase da vida que começa agora e que esperemos que sirva para construíres uma vida melhor e mais bonita, sempre com memórias boas desta espaço académico.
-
Imagem
As cidades europeias estão preparadas para a crise climática?01.09.2025OuvirAs alterações climáticas já não são uma ameaça distante — são uma realidade presente. Ondas de calor mais intensas, inundações frequentes, secas prolongadas... e grande parte da população vive em cidades. Mas será que as nossas cidades estão preparadas?
Mitigar ou adaptar: qual a diferença?
Mitigação significa reduzir as causas das alterações climáticas — por exemplo, cortar nas emissões de gases com efeito de estufa, apostar em energias renováveis ou tornar os edifícios mais eficientes.
-
Imagem
Testemunhos Academia de Verão 225.08.2025OuvirTestemunhos das participantes da Academia de Verão 2025 no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.
No próximo ano há mais, fica atento!
-
Imagem
Testemunhos Academia de Verão 118.08.2025OuvirTestemunhos das participantes da Academia de Verão 2025 no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.