Dias do “Mar” e “Oceano”

Imagem
Dias do “Mar” e “Oceano”
13.11.2023

É verdade, para além do dia 16 deste mês, há outras datas durante o ano em que ouviu falar do mar ou do oceano. Por exemplo a 20 de maio, 8 de junho ou mesmo 28 de setembro são datas ligadas por um oceano e muitos mares.

A 20 de maio com a comemoração do dia europeu do mar, somos chamados à atenção para as oportunidades e desafios que o mar apresenta em áreas como a inovação e cooperação, bem como para a importância da preservação ambiental e biodiversidade dos mares, ao nível europeu,

Logo a seguir, a 8 de junho, Dia Mundial do Oceano, que pretende dar especial destaque ao impacto das ações humanas sobre os oceanos e mares, sobretudo por via da pesca intensiva e da poluição, incluindo o plástico, mobilizando a população para a sua conservação.

Já a 28 de setembro, Dia Marítimo Mundial, a organização marítima internacional – IMO “alerta para a importância da segurança e proteção da navegação marítima, o impacto das indústrias marítimas no comércio mundial e a proteção do ambiente marinho”.

Em Portugal, um país oceânico com uma das maiores zonas económicas exclusivas (1,7 milhões de km2), cujo mar moldou a sua história e identidade, celebra-se a 16 de novembro, o Dia Nacional do Mar, comemorando a entrada em vigor da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar em 16 de novembro de 1994.

São, de facto, muitos dias. Mas a importância dos mares e oceanos justifica isso! Antonio Guterres disse no último 8 de junho que “Os oceanos são os alicerces da vida (…) regulam o nosso clima e tempo, (…) os seus recursos sustentam comunidades (…) A humanidade conte com os oceanos. Mas podem os oceanos contar connosco?”. Fica a pergunta!

Filomena Martins

Imagem
Ambiente um minuto
Autor
Horário11:00às11:00

Episódios

  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Pensar antes de perguntar
    19.10.2026

    Hoje pedimos tudo à inteligência artificial. Um texto, uma imagem, uma ideia para o jantar. É rápido, é fácil, e parece não custar nada.

    Mas a verdade é que custa. Cada pergunta viaja até um edifício repleto de computadores, que chamamos de centro de dados. Estas máquinas consomem eletricidade e, muitas vezes, água para as arrefecer. 

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Como promover a adoção de soluções baseadas na natureza nas cidades
    12.10.2026

    As cidades em todo o mundo enfrentam desafios climáticos crescentes, como ondas de calor, inundações e perda de biodiversidade. As soluções baseadas na natureza, que vão de simples telhados verdes ou jardins de chuva, até parques urbanos e corredores ecológicos, oferecem respostas eficazes e sustentáveis. No entanto, a sua implementação em larga escala exige mais do que conhecimento técnico: depende de processos sociais e institucionais que favoreçam a adoção.

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    European Water Academy – Iniciativa da UE para a resiliência do setor da água
    05.10.2026

    A Europa e o Mundo enfrentam desafios crescentes na gestão da água, devido às alterações climáticas, à pressão sobre os recursos naturais, ao envelhecimento das infraestruturas e a práticas de gestão pouco sustentáveis. Para responder a estes desafios, a União Europeia lançou a European Water Academy (a Academia da Água), uma iniciativa dedicada a reforçar a resiliência e a capacidade de gestão da água na Europa.

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    O valor que atribuímos à qualidade da água e serviços ecossistémicos
    28.09.2026

    Os ecossistemas estão cada vez mais ameaçados pela ação humana e pelas alterações climáticas. Os ecossistemas aquáticos, em particular, são dos mais afetados pela degradação da qualidade da água, levando ao desperdício dos serviços que eles providenciam. 

    Uma forma de demonstrar a importância destes benefícios aos decisores é através da sua valoração económica, ou seja, atribuindo um valor monetário a serviços da natureza que muitas vezes damos como garantidos.

    Ouvir