Dias do “Mar” e “Oceano”

É verdade, para além do dia 16 deste mês, há outras datas durante o ano em que ouviu falar do mar ou do oceano. Por exemplo a 20 de maio, 8 de junho ou mesmo 28 de setembro são datas ligadas por um oceano e muitos mares.
A 20 de maio com a comemoração do dia europeu do mar, somos chamados à atenção para as oportunidades e desafios que o mar apresenta em áreas como a inovação e cooperação, bem como para a importância da preservação ambiental e biodiversidade dos mares, ao nível europeu,
Logo a seguir, a 8 de junho, Dia Mundial do Oceano, que pretende dar especial destaque ao impacto das ações humanas sobre os oceanos e mares, sobretudo por via da pesca intensiva e da poluição, incluindo o plástico, mobilizando a população para a sua conservação.
Já a 28 de setembro, Dia Marítimo Mundial, a organização marítima internacional – IMO “alerta para a importância da segurança e proteção da navegação marítima, o impacto das indústrias marítimas no comércio mundial e a proteção do ambiente marinho”.
Em Portugal, um país oceânico com uma das maiores zonas económicas exclusivas (1,7 milhões de km2), cujo mar moldou a sua história e identidade, celebra-se a 16 de novembro, o Dia Nacional do Mar, comemorando a entrada em vigor da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar em 16 de novembro de 1994.
São, de facto, muitos dias. Mas a importância dos mares e oceanos justifica isso! Antonio Guterres disse no último 8 de junho que “Os oceanos são os alicerces da vida (…) regulam o nosso clima e tempo, (…) os seus recursos sustentam comunidades (…) A humanidade conte com os oceanos. Mas podem os oceanos contar connosco?”. Fica a pergunta!
Filomena Martins
Este podcast tem áudios Registe-se para ouvir.

Episódios
-
ImagemRegressar à UA - Pós Graduações15.09.2025Ouvir
Na semana passada este minuto foi sobre o acolhimento da UA aos novos alunos que ingressam pela primeira vez no ensino superior. Mas este acolhimento não foi só para estes caloiros (licenciatura). Na verdade, em qualquer idade podemos ser caloiros!
Quando decidimos mais tarde na vida que aprender é uma das iniciativas mais poderosas e enriquecedoras. Por isso esta semana vou desafiar-vos a pensarem nisso.
Há quanto tempo não se senta numa sala de aula para aprender?
-
ImagemSemana de acolhimento UA08.09.2025Ouvir
Entraste na UA? Sim? Então este minuto é especialmente para ti!
Antes de mais, Parabens e Boa sorte! Parabéns pela escolha, e pelo esforço que fizeste até aqui. Boa sorte para este nova fase da vida que começa agora e que esperemos que sirva para construíres uma vida melhor e mais bonita, sempre com memórias boas desta espaço académico.
-
ImagemAs cidades europeias estão preparadas para a crise climática?01.09.2025Ouvir
As alterações climáticas já não são uma ameaça distante — são uma realidade presente. Ondas de calor mais intensas, inundações frequentes, secas prolongadas... e grande parte da população vive em cidades. Mas será que as nossas cidades estão preparadas?
Mitigar ou adaptar: qual a diferença?
Mitigação significa reduzir as causas das alterações climáticas — por exemplo, cortar nas emissões de gases com efeito de estufa, apostar em energias renováveis ou tornar os edifícios mais eficientes.
-
ImagemTestemunhos Academia de Verão 225.08.2025Ouvir
Testemunhos das participantes da Academia de Verão 2025 no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.
No próximo ano há mais, fica atento!
-
ImagemTestemunhos Academia de Verão 118.08.2025Ouvir
Testemunhos das participantes da Academia de Verão 2025 no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.