Crise da água

Imagem
Dia Mundial do Ambiente no DAO
03.08.2026

 A crise da água é um dos maiores desafios ambientais do nosso tempo. Apesar de a água ser essencial à vida, cerca de 2,2 mil milhões de pessoas continuam sem acesso seguro a água potável e aproximadamente 4 mil milhões enfrentam escassez severa de água durante pelo menos um mês por ano.

O problema é agravado pelas alterações climáticas, pela poluição e pela sobre-exploração de rios e aquíferos. Perante esta realidade, investigadores das Nações Unidas alertaram em janeiro de 2026 que o mundo entrou numa era de “bancarrota hídrica”, em que muitos sistemas de água doce já não conseguem recuperar os níveis históricos de disponibilidade.

As consequências fazem-se sentir na saúde, na produção de alimentos, na economia e na estabilidade social. 

O futuro da água depende das decisões que tomamos hoje. Cada litro poupado, cada rio protegido e cada investimento sustentável ajudam a construir um planeta mais resiliente. Com inovação, gestão sustentável e escolhas mais conscientes, ainda é possível proteger este recurso vital e garantir água para as gerações futuras.

Ficheiro de áudio
Imagem
Ambiente um minuto
Autor
Horário11:00às11:00

Episódios

  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Fármacos no meio aquático
    10.08.2026

    A presença de fármacos no meio aquático é uma preocupação ambiental crescente e pouco conhecida do público. Após a sua utilização por humanos e animais, parte destes compostos é excretada e chega às estações de tratamento de águas residuais. O problema é que estas não foram concebidas para remover este tipo de micropoluentes, permitindo que muitos deles cheguem a rios, lagos e aquíferos.

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Testemunho Finalista Mestrado Eng. Ambiente
    27.07.2026

    Como estudante finalista do Mestrado em Engenharia do Ambiente, vejo o futuro desta área não só como um grande desafio, mas também como uma enorme oportunidade para fazer a diferença!

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Expansão urbana em debate: entre o cimento e a natureza
    20.07.2026

    O processo de expansão urbana debate-se com um eterno dilema que se tem vindo a acentuar. Por um lado, observa-se a necessidade global de construir habitações e infraestruturas críticas. Todavia, tal dinâmica acarreta impactos ambientais que, muitas vezes, revestem-se de carácter irreversível. 

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Renovação curricular e proximidade docente-estudante
    13.07.2026

    Escolher um curso superior é uma decisão importante. E uma das perguntas que mais ouvimos é esta: o que é que se aprende, concretamente, em Engenharia do Ambiente?

    Na Universidade de Aveiro, o plano de estudos foi renovado e entra em vigor já no próximo ano letivo. 

    Há unidades curriculares dedicadas à água, ao solo e ao ar. As aulas teóricas deram lugar a mais horas de laboratório, porque a aposta é aprender a fazer, e não apenas a saber. 

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Reutilização de Água em Portugal
    06.07.2026

     Portugal produz 500 milhões de metros cúbicos de águas residuais por ano. Sabe quanto reutilizamos? Apenas 1,2%. O resto volta aos rios e ao mar — enquanto o Alentejo e o Algarve enfrentam secas extremas.

    Parece um contra-senso, não parece?

    Ouvir