COP
Já ouviu falar da COP- Conference of Parties, certo? Este ano foi a 29ª destas conferencias onde o objetivo principal é a luta por acordos no combate às alterações climáticas.
Este ano, em Baku, no Azerbeijão, estão reunidos representantes de quase 200 países, a tentar alcançar um acordo sobre um valor de financiamento e sobre quem vai pagar a luta climática nos próximos anos. As decisões tomadas na COP têm que ser tomadas por consenso.
Mas o mais curioso é que esta conferencia e estas negociações, coincidem com um relatório científico sobre o ritmo de aquecimento do planeta.
O estudo do Global Carbon Project revela que as emissões mundiais de CO₂, geradas pela combustão de carvão, petróleo e gás, atingiram já um novo recorde. Mas não só, também este ano este ano já se bateu records da temperatura média (acima dos 1,5º definidos em Paris). Os cientistas que colaboraram com o estudo afirmam que para conter o aquecimento global a 1,5°C (na comparação com o final do século XIX), precisaríamos de fixar como objetivo atingir zero emissões líquidas de CO₂ até o final da década de 2030. Muito antes de 2050, o horizonte atualmente previsto por cerca de uma centena de países. Acresce a este outro alerta. "Nada indica ainda que o uso de combustíveis fósseis tenha atingido o seu máximo", apesar de o pico estar "frustrantemente próximo".
Num dos primeiros dias da conferencia ouvia-se, de um dos países “Que diabos estamos a fazer nesta Conferência, se nunca há vontade política para nos unirmos e passarmos das palavras à ação?”
Nós perguntamos o mesmo… Este seria o ano e esta COP uma oportunidade perfeita para isso!
Alexandra Monteiro
Episódios
-
ImagemO que fazer ao óleo alimentar usado?30.12.2024Ouvir
No Natal é típico nas cozinhas portuguesas o cheiro dos tradicionais doces fritos, como rabanadas, bilharacos, sonhos, filhós, coscorões, etc. Já pensou na quantidade de oléo usado nesta época? E o que fazer ao óleo usado?
-
ImagemPrendas de Natal sustentáveis23.12.2024Ouvir
As prendas de Natal são muitas vezes uma dor de cabeça! Decidir o que comprar para aquelas pessoas especiais ou até para o amigo invisível da festa de Natal da empresa é muitas vezes uma tarefa difícil! Mas nós estamos aqui para ajudar! Por isso esta semana vamos deixar aqui algumas ideias de prendas de Natal originais e sustentáveis para surpreenderes quem gostas de forma mais ecológica:
-
ImagemPresentes de Natal23.12.2024Ouvir
Já sabemos que não há Natal sem presentes.
Mas os presentes não precisam de ser todos comprados, nem encomendados de longe. E há muitos presentes que são amigos de todos, inclusive do ambiente!
-Quanto aos presentes faça uma lista para evitar comprar em excesso.
Há ótimas escolhas para um Natal amigo do ambiente. E se é habilidoso dê presentes feitos por si, vai ver que vão adorar.
-
ImagemQualidade da água09.12.2024Ouvir
O limite de nitratos na água recomendado pela Organização Mundial de Saúde, acima do qual se considera haver perigo para a saúde, é de 50mg/l. Em 2021, o último ano reportado, Portugal tinha um valor médio de 22,6mg/l e ainda estava bem longe de Malta, o pior dos 18 países, com 59mg/l, no entanto, os valores nacionais têm vindo a aumentar e são agora os mais altos desde 2010, de acordo com os dados do Eurosat publicados no portal Pordata.
-
ImagemBlack Friday25.11.2024Ouvir
Todos os anos aguardamos pela Black Friday para comprar eletrodomésticos, produtos eletrónicos e roupa a preços mais baixos, mas os seus impactos ambientais são muitas vezes ignorados. Com a explosão de compras, cresce também o desperdício. Em busca de descontos irresistíveis, compramos coisas de que talvez nem precisemos e que, muitas vezes, acabamos por nunca as utilizar. Os produtos baratos incentivam a chamada "moda descartável", o que significa mais produção, mais consumo de recursos e mais resíduos para o planeta.