CESAM – classificação excelência

Imagem
Dia Mundial do Ambiente no DAO
02.06.2025

O CESAM está de parabéns. A FCT atribuiu a esta unidade de investigação da Universidade de Aveiro a classificação de Excelente na avaliação internacional das Unidades de I&D. Entre 2018 e 2023, o CESAM demonstrou excelência nas suas atividades científicas e tecnológicas, e agora prepara-se para um futuro ainda mais promissor com um plano estratégico sólido para 2025 a 2029. A ciência portuguesa está mais forte do que nunca!

Entre todas as instituições que concorreram na área de Ciências e Tecnologias da Terra e do Ambiente, o CESAM foi o único a obter a classificação máxima, destacando-se como a melhor avaliação nacional. Ultrapassou grandes centros de investigação e conquistou uma pontuação perfeita de 15 em 15! Esta distinção reforça o papel do CESAM como líder na investigação ambiental e marinha, elevando ainda mais o nome da Universidade de Aveiro no panorama científico.

Com uma abordagem transdisciplinar e inovadora, o CESAM assume o compromisso de responder aos desafios ambientais e marinhos, estudando a interligação entre atmosfera, solos, rios, águas de transição e oceano. 

Esta distinção não só celebra um percurso de excelência, como reforça a importância da ciência para a construção de um mundo mais sustentável e equilibrado. Bravo, CESAM! 

Alexandra Monteiro

Ficheiro de áudio
Imagem
Ambiente um minuto
Autor
Horário11:00às11:00

Episódios

  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Semana de acolhimento UA
    08.09.2025

    Entraste na UA? Sim? Então este minuto é especialmente para ti!

    Antes de mais, Parabens e Boa sorte! Parabéns pela escolha, e pelo esforço que fizeste até aqui. Boa sorte para este nova fase da vida que começa agora e que esperemos que sirva para construíres uma vida melhor e mais bonita, sempre com memórias boas desta espaço académico.

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    As cidades europeias estão preparadas para a crise climática?
    01.09.2025

    As alterações climáticas já não são uma ameaça distante — são uma realidade presente. Ondas de calor mais intensas, inundações frequentes, secas prolongadas... e grande parte da população vive em cidades. Mas será que as nossas cidades estão preparadas?

    Mitigar ou adaptar: qual a diferença?

    Mitigação significa reduzir as causas das alterações climáticas — por exemplo, cortar nas emissões de gases com efeito de estufa, apostar em energias renováveis ou tornar os edifícios mais eficientes.

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Testemunhos Academia de Verão 2
    25.08.2025

    Testemunhos das participantes da Academia de Verão 2025 no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.

    No próximo ano há mais, fica atento!

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Ondas de calor: mais do que calor, um risco para a saúde
    11.08.2025

    Em julho falámos sobre as ondas de calor cada mais frequentes e intensas devido às alterações climáticas. Mas para além do desconforto, trazem problemas sérios para a qualidade do ar e para a nossa saúde.

    O que acontece ao ar que respiramos?

    Ouvir