Candidatura ao ensino superior
Vais concorrer ao ensino superior? A Universidade de Aveiro tem à tua espera 2345 vagas disponíveis para o ano letivo 2023/2024 distribuídas por 53 licenciaturas, incluindo a licenciatura em Engenharia do Ambiente com 22 vagas. Se o teu futuro passar por aqui, ele está numa das mais dinâmicas e inovadoras universidades portuguesas com presença nos melhores rankings mundiais. Damos-te 7 (grandes!) razões para escolheres a UA:
1. Bolsas de mérito académico e prémios escolares - Os caloiros que escolhem a Universidade de Aveiro como primeira opção e que têm uma nota de candidatura igual ou superior a 17,5 valores poderão receber uma bolsa no valor total da propina durante o primeiro ano. E mantendo essa média podem beneficiar deste incentivo até ao final da graduação. Além disso, também podem ser reconhecidos com a atribuição de prémios escolares.
2. Oferta formativa - 53 licenciaturas em todas as áreas científicas, das Engenharias, às Humanidades, passando pelas Artes ou pelas Telecomunicações e Informática.
3. Investigação - 20 unidades de investigação transdisciplinares e com protocolos nacionais e internacionais em áreas chave como a Eletrónica e Telecomunicações, Materiais e Nanociências, Estudos do Mar, Ambiente e Educação.
4. Bolsas de mérito desportivo – Se és desportista podes beneficiar de bolsas de mérito que podem ir da isenção total ou parcial no pagamento de propinas e até, caso o participes nos Jogos Olímpicos, a uma bolsa de valor equivalente a 1,5 vezes o valor da propina nacional.
5. Internacionalização - entre os 15 mil alunos, a academia tem mais de 1300 estrangeiros
6. Arquitetura dos Campi - Mais de seis dezenas de edifícios assinados pela mestria dos melhores arquitetos nacionais, entre os quais Siza Vieira e Eduardo Souto Moura, o Campus de Santiago é um autêntico Museu Aberto da Arquitetura Portuguesa Contemporânea.
7. Bolsas de apoio – A UA tem um conjunto de apoios para estudantes que atravessem dificuldades económicas, para que ninguém deixe de estudar por razões financeiras.
Por isso já sabes…tens futuro na UA!
Diana Patoilo
Este podcast tem áudios Registe-se para ouvir.
Episódios
-
Imagem
Pensar antes de perguntar19.10.2026OuvirHoje pedimos tudo à inteligência artificial. Um texto, uma imagem, uma ideia para o jantar. É rápido, é fácil, e parece não custar nada.
Mas a verdade é que custa. Cada pergunta viaja até um edifício repleto de computadores, que chamamos de centro de dados. Estas máquinas consomem eletricidade e, muitas vezes, água para as arrefecer.
-
Imagem
Como promover a adoção de soluções baseadas na natureza nas cidades12.10.2026OuvirAs cidades em todo o mundo enfrentam desafios climáticos crescentes, como ondas de calor, inundações e perda de biodiversidade. As soluções baseadas na natureza, que vão de simples telhados verdes ou jardins de chuva, até parques urbanos e corredores ecológicos, oferecem respostas eficazes e sustentáveis. No entanto, a sua implementação em larga escala exige mais do que conhecimento técnico: depende de processos sociais e institucionais que favoreçam a adoção.
-
Imagem
European Water Academy – Iniciativa da UE para a resiliência do setor da água05.10.2026OuvirA Europa e o Mundo enfrentam desafios crescentes na gestão da água, devido às alterações climáticas, à pressão sobre os recursos naturais, ao envelhecimento das infraestruturas e a práticas de gestão pouco sustentáveis. Para responder a estes desafios, a União Europeia lançou a European Water Academy (a Academia da Água), uma iniciativa dedicada a reforçar a resiliência e a capacidade de gestão da água na Europa.
-
Imagem
O valor que atribuímos à qualidade da água e serviços ecossistémicos28.09.2026OuvirOs ecossistemas estão cada vez mais ameaçados pela ação humana e pelas alterações climáticas. Os ecossistemas aquáticos, em particular, são dos mais afetados pela degradação da qualidade da água, levando ao desperdício dos serviços que eles providenciam.
Uma forma de demonstrar a importância destes benefícios aos decisores é através da sua valoração económica, ou seja, atribuindo um valor monetário a serviços da natureza que muitas vezes damos como garantidos.
-
Imagem
Biochar nas vinhas: será que muda o sabor do vinho?21.09.2026OuvirExiste um interesse crescente em ajudar as vinhas da região mediterrânica a adaptarem-se a um clima cada vez mais quente e seco, mantendo a produtividade e reduzindo a dependência da rega.