Alterações climáticas e as melgas

Imagem
Alterações climáticas e as melgas
03.06.2024

Esta semana vamos falar de melgas, sim ouviu bem… As alterações climáticas estão a influenciar as populações de melgas!

Já notou que as noites de verão parecem estar cada vez mais cheias de zumbidos irritantes? Isso mesmo, as melgas estão a aproveitar ao máximo as mudanças climáticas para se multiplicarem! As temperaturas mais quentes e chuvas frequentes, são as condições perfeitas para aumentar as populações de melgas e multiplicar aquelas incomodas picadas.

Mas não ficam por aí! Com o clima quente, as melgas estão a expandir os seus territórios. Zonas que antes eram consideradas refúgios livres de picadas agora enfrentam uma invasão voadora inesperada.

E com elas vêm também as doenças que transmitem. Com o clima em constante transformação, doenças como malária e vírus do Nilo Ocidental podem espalhar-se para outras zonas.

A implementação de medidas de controle de vetores e a implementação de medidas para mitigar as alterações climáticas são passos importantes para combater esse problema e tornar nossas noites de verão mais agradáveis e livres de picadas!

Diana Patoilo

Imagem
Ambiente um minuto
Autor
Horário11:00às11:00

Episódios

  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Regressar à UA - Pós Graduações
    15.09.2025

    Na semana passada este minuto foi sobre o acolhimento da UA aos novos alunos que ingressam pela primeira vez no ensino superior. Mas este acolhimento não foi só para estes caloiros (licenciatura). Na verdade, em qualquer idade podemos ser caloiros!

    Quando decidimos mais tarde na vida que aprender é uma das iniciativas mais poderosas e enriquecedoras. Por isso esta semana vou desafiar-vos a pensarem nisso.

    Há quanto tempo não se senta numa sala de aula para aprender?

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Semana de acolhimento UA
    08.09.2025

    Entraste na UA? Sim? Então este minuto é especialmente para ti!

    Antes de mais, Parabens e Boa sorte! Parabéns pela escolha, e pelo esforço que fizeste até aqui. Boa sorte para este nova fase da vida que começa agora e que esperemos que sirva para construíres uma vida melhor e mais bonita, sempre com memórias boas desta espaço académico.

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    As cidades europeias estão preparadas para a crise climática?
    01.09.2025

    As alterações climáticas já não são uma ameaça distante — são uma realidade presente. Ondas de calor mais intensas, inundações frequentes, secas prolongadas... e grande parte da população vive em cidades. Mas será que as nossas cidades estão preparadas?

    Mitigar ou adaptar: qual a diferença?

    Mitigação significa reduzir as causas das alterações climáticas — por exemplo, cortar nas emissões de gases com efeito de estufa, apostar em energias renováveis ou tornar os edifícios mais eficientes.

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Testemunhos Academia de Verão 2
    25.08.2025

    Testemunhos das participantes da Academia de Verão 2025 no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.

    No próximo ano há mais, fica atento!

    Ouvir