Abertura & acolhimento ano académico

Imagem
Abertura & acolhimento ano académico
12.09.2022

O ano letivo está a começar. Para os mais pequenos, na escola primária, aos maiores na Universidade. E é a todos eles que nos dirigimos. Que comecem bem e a melhor sorte do mundo para mais este ano! Que sirva para muita aprendizagem e promova o saber da melhor forma.

Na área do ambiente, o DAO está a organizar esta abertura de forma a que os novos alunos se sintam em casa. Para isso convidou ex-alunos Engenheiros do Ambiente – a trabalhar agora em áreas que são cruciais atualmente e que dizem respeito a 2 grandes problemas ambientais – a gestão da água e a gestão das florestas. É verdade, dia 19, no primeiro dia de aulas, vamos poder ouvir falar destes 2 grandes temas da atualidade e de como o papel de um Engenheiro do Ambiente pode ser tão importante para a sua resolução.

Mesmo que não seja aluno de Engenharia do Ambiente, mas tenha interesse ou curiosidade sobre estas temas, o DAO convida-o a participar nesta mesa redonda, que se irá realizar no Anfiteatro do Departamento de Ambiente e Ordenamento, dia 19 às 10h.

E para os atuais e potenciais alunos, que seja uma motivação para fazer mais e melhor!

Alexandra Monteiro

Imagem
Ambiente um minuto
Autor
Horário11:00às11:00

Episódios

  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Pensar antes de perguntar
    19.10.2026

    Hoje pedimos tudo à inteligência artificial. Um texto, uma imagem, uma ideia para o jantar. É rápido, é fácil, e parece não custar nada.

    Mas a verdade é que custa. Cada pergunta viaja até um edifício repleto de computadores, que chamamos de centro de dados. Estas máquinas consomem eletricidade e, muitas vezes, água para as arrefecer. 

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    Como promover a adoção de soluções baseadas na natureza nas cidades
    12.10.2026

    As cidades em todo o mundo enfrentam desafios climáticos crescentes, como ondas de calor, inundações e perda de biodiversidade. As soluções baseadas na natureza, que vão de simples telhados verdes ou jardins de chuva, até parques urbanos e corredores ecológicos, oferecem respostas eficazes e sustentáveis. No entanto, a sua implementação em larga escala exige mais do que conhecimento técnico: depende de processos sociais e institucionais que favoreçam a adoção.

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    European Water Academy – Iniciativa da UE para a resiliência do setor da água
    05.10.2026

    A Europa e o Mundo enfrentam desafios crescentes na gestão da água, devido às alterações climáticas, à pressão sobre os recursos naturais, ao envelhecimento das infraestruturas e a práticas de gestão pouco sustentáveis. Para responder a estes desafios, a União Europeia lançou a European Water Academy (a Academia da Água), uma iniciativa dedicada a reforçar a resiliência e a capacidade de gestão da água na Europa.

    Ouvir
  • Imagem
    Dia Mundial do Ambiente no DAO
    O valor que atribuímos à qualidade da água e serviços ecossistémicos
    28.09.2026

    Os ecossistemas estão cada vez mais ameaçados pela ação humana e pelas alterações climáticas. Os ecossistemas aquáticos, em particular, são dos mais afetados pela degradação da qualidade da água, levando ao desperdício dos serviços que eles providenciam. 

    Uma forma de demonstrar a importância destes benefícios aos decisores é através da sua valoração económica, ou seja, atribuindo um valor monetário a serviços da natureza que muitas vezes damos como garantidos.

    Ouvir