A VEOLIA Portugal, inicia esta segunda-feira a prestação de serviços de recolha de resíduos sólidos e urbanos a destino final e limpeza urbana, no Município de Aveiro, após o concurso público e o visto do Tribunal de Contas ao contrato.
Assim, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) "garante uma gestão cuidada do delicado processo de mudança de operador".
De forma geral, as rotas e locais de recolha dos resíduos indiferenciados (não recicláveis) já conhecidos da população, serão mantidos: das 22h00 às 06h00, na zona urbana da cidade, e entre as 06h00 e as 14h00, nas restantes zonas. Já os contentores para deposição desses resíduos (agora de cor cinzenta) serão reforçados pela 'VEOLIA' na sua capacidade de receção em mais 458 mil litros, "com especial incidência em zonas onde há maior produção de resíduos".
A recolha de resíduos volumosos, serviço realizado porta-a-porta uma vez por semana, ocorre às quartas-feiras, sendo disponibilizada uma linha telefónica (234 12 79 42), entre as 09h00 e as 18h00, para marcações. O pedido de recolha deste tipo de resíduos domésticos de grande dimensão, como sejam móveis, colchões, sofás, máquinas de lavar, frigoríficos, fogões e outros similares, pode também ser realizado por correio eletrónico. Da mesma forma, a 'VEOLIA' assegura a recolha porta-a-porta de resíduos verdes, nomeadamente ramagens, relvas, podas, folhas de palmeira, troncos de árvores (desde que devidamente cortados). Esta recolha realiza-se também uma vez por semana, às terças-feiras.
A varredura, manual e mecânica, e a lavagem de ruas e espaços públicos são também serviços prestados, entre outros, onde se destaca ainda a recolha dos resíduos que se encontram à superfície nos canais da cidade, para a qual é utilizada uma embarcação elétrica, que reduz as emissões poluentes dessa atividade.
A Câmara vai pagar à empresa (11.167.193,56 eusos + IVA) para o período dos 8 anos da sua vigência.
Ribau Esteves, autarca que lidera a Câmara de Aveiro, assume que a transição é momento delicado que exige atenção especial.
“No Município de Aveiro, vamos viver no mês de outubro de 2018, o início da operação deste novo prestador de serviços nesta importante área da gestão municipal, fazendo uma gestão cuidada do delicado processo de mudança de operador, sendo que temos a aposta e o compromisso de manter um elevado nível de qualidade no serviço prestado aos Cidadãos Aveirenses. Confiamos na qualidade, no empenho e no profissionalismo da VEOLIA, dos seus Administradores, Técnicos e Funcionários, num trabalho de Equipa com a Câmara Municipal de Aveiro, os Cidadãos, as Associações, Empresas e Entidades Públicas, assente no compromisso de fazer bem”.
José Melo Bandeira, Country Manager da VEOLIA Portugal, reconhece o desafio colocado pelo Município aveirense e assegura que a empresa está preparada para responder à altura.
“É para nós motivo de grande satisfação o Município de Aveiro ter confiado à VEOLIA a prestação de um serviço que é fundamental para a qualidade do ambiente e de vida do concelho. É um Município que reconhecemos como fortemente empenhado na gestão eficiente dos recursos, na proteção da biodiversidade e na promoção do desenvolvimento sustentável do concelho, aspetos que integram também a nossa missão.
Também por esse motivo colocamos nesta prestação de serviços o maior sentido de responsabilidade, conciliando a já longa e geograficamente dispersa experiência que temos neste setor com uma atitude de proximidade e envolvimento com a comunidade local que fará de Aveiro um Município de referência no caminho da gestão sustentável dos recursos”.