O Clube de Vela Costa Nova participou, este fim de semana, dias 30 e 31 de maio, na 1.ª Taça Norte 2026, no Sporting Clube de Aveiro, e alcançou vários lugares de destaque nas diferentes classes em competição.
Foram dois dias de "excelentes condições" para a prática da vela, que permitiram a realização de cinco regatas.
No sábado disputaram-se três regatas, com vento entre os 10 e os 12 nós, e no domingo realizaram-se mais duas, já com intensidades entre os 14 e os 16 nós.
Na classe Optimist Juvenil, o grande destaque foi para Pedro Firmeza, que venceu a classificação geral, e Miguel Teixeira que terminou em 3.º lugar.
Já na classe Optimist Infantil, Tomás Fonte conquistou o 3.º lugar do pódio.
Entre os mais jovens, na classe Optimist Iniciado, Vicente Fonte venceu a competição, enquanto Lucas Loura terminou na 3.ª posição.
Para os velejadores da classe Iniciados, esta foi a primeira prova oficial, tendo sido uma oportunidade para aplicar em competição o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo da época e identificar aspetos a melhorar antes do Campeonato Regional e da Taça de Portugal de Escolas de Vela.
Já para os Juvenis e Infantis, a prova serviu como preparação para a Taça de Portugal de Juvenis e Infantis, que decorrerá já entre os dias 10 e 14 de junho, em Portimão.
Em ILCA 4, Gustavo Capela alcançou o 2.º lugar da geral, enquanto Constança Varela terminou na 3.ª posição e foi ainda a melhor classificada feminina da prova.
Já na classe ILCA 6, os velejadores do CVCN dominaram por completo o pódio, com Salvador Fonte a vencer a competição, seguido por Henrique Peixinho no 2.º lugar e Sérgio Fonte na 3.ª posição.
"Este é um campo de regatas que premeia a agilidade tática, por isso, foi uma competição interessante para perceber o que precisa de ser trabalhado nas próximas duas semanas", explicou o treinador Manuel Rosa.