A Universidade de Aveiro inicia, esta sexta, o "Ciclo de Conversas Ousadia e Liberdade".
A primeira conversa, dedicada ao tema da paz, vai juntar o Diretor Executivo da Amnistia Internacional e outras personalidades no Auditório da Fábrica Centro de Ciência Viva, às 21h00.
Na celebração dos 50 anos da Academia, o evento, com entrada livre, pretende ser um espaço de discussão sobre temas centrais de intervenção da Universidade na sociedade.
Na continuação do Programa de Comemoração dos 50 anos da Universidade de Aveiro, está a ser organizado um Ciclo de Conversas com o tema “Ousadia e Liberdade”.
A primeira de quatro conversas deste ciclo decorre no solstício de verão, o dia mais longo e luminoso do ano, e vai abordar a temática da paz sob o tema "Theoria, poiesis, pax".
A discutir o tema está Helena Nazaré, antiga Reitora e ex-presidente da Associação Europeia de Universidades, e Pedro A. Neto, Diretor Executivo da Amnistia Internacional Portugal.O evento conta com a moderação de Maria Luís Pinto.
As discussões vão girar em torno da cultura, ciência e cooperação como potenciais promotores de paz, além de abordar a importância de combater a desinformação através do conhecimento e da inclusão de diferentes vozes e perspetivas.
A Conversa, cuja entrada é livre, decorre esta sexta-feira, pelas 21h00, no Auditório da Fábrica Centro de Ciência Viva.
Em setembro, o foco será a sustentabilidade; em outubro, a discussão vai ser sobre inteligência artificial; e em novembro, o tema será o futuro.