Ultramatonista Tiago Cação entrega mensagem sobre mobilidade na volta a Portugal em bicicleta.

O ultramatonista Tiago Cação passa por Aveiro na volta a Portugal em bicicleta.

São 6 mil kms para apelar a mudanças na mobilidade urbana.

Ultramaratonista vai passar pelos 19 concelhos do distrito.

Começou pelas 9h00, o Projecto 278, uma volta a Portugal em bicicleta de 6.000 km que terminará em Lisboa no final do mês, depois de passar por todos os 278 Municípios de Portugal Continental.

No distrito de Aveiro, Tiago Cação vai passar, já esta quarta-feira, dia 4, por Espinho, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Ovar, Murtosa e Estarreja.

No dia 5 irá a Aveiro, Ílhavo, Vagos, Mealhada, Anadia, Oliveira do Bairro, Águeda, Albergaria, Sever do Vouga, Vale de Cambra e Arouca.

A passagem pelo distrito termina no dia seguinte, em Castelo de Paiva.

Em todos estes municípios, Tiago Cação irá entregar uma carta à autarquia a apelar à profunda redefinição da mobilidade urbana.

Com a meta diária de percorrer cerca de 240 km ao longo do mês de junho, Tiago Cação tentará sensibilizar as Câmaras Municipais, antes das Eleições Autárquicas deste ano, para a necessidade da mudança de paradigma nas políticas urbanísticas e de mobilidade, priorizando a sustentabilidade, a saúde, a segurança e a qualidade de vida das populações.

O Projecto 278 será ainda acompanhado pelo multipremiado realizador belga Ryan Le Garrec, conhecido pelas suas obras sobre ciclismo e ultramaratonismo, e que fará um documentário sobre a iniciativa.

O Projecto 278 conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e com o apoio institucional da Associação Nacional de Municípios, da Federação Portuguesa de Ciclismo, da MUBI, do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e da ABIMOTA.