A Casa da Cultura de Ílhavo recebe já no próximo dia 8 de fevereiro um Encontro Aberto promovido pelo Conselho Geral da Universidade de Aveiro (UA), que convida à reflexão estratégica conjunta entre cidadãos e organizações.
Em análise o futuro da relação Sociedade-UA.
O Encontro tem em agenda dois grandes momentos de reflexão e de debate: uma manhã dedicada à colaboração da UA com organizações externas, empresas e demais instituições do tecido empresarial; e uma tarde destinada à análise dos contributos da UA para com diferentes entidades e personalidades do setor cultural e do universo desportivo.
António Oliveira, presidente do Conselho Geral, destaca o papel que a Universidade de Aveiro tem tido na dinamização da sociedade aveirense no que diz respeito ao desporto, à economia e à cultura, convidando todos a estarem presentes no evento.
Entrevistado no programa "Conversas", lembra que esta é uma relação que deve ser analisada pelos alunos e pela academia mas também pela sociedade civil (com áudio)
O Encontro, explica, surge para que a Universidade possa refletir em conjunto com a sociedade o que “está bem feito e o que pode ser melhorado”, pretendendo também criar, em conjunto, “condições para que a UA atraia mais talento e que depois a região possa usufruir desse talento”.Também Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro, apelou à participação da comunidade, frisando a importância da UA como uma “instituição aberta à região e próxima da sociedade”.O programa estende-se ao longo do dia e conta com vários oradores.
O primeiro momento conta com a presença do Reitor, do Presidente do Conselho Geral, do Presidente da Associação Académica, Wilson Carmo, e do Diretor do PCI– Creative Science Park, Pedro Almeida, ao qual se segue um debate com representantes de várias empresas regionais.
O momento da tarde conta também com os olhares de figuras do panorama cultural e desportivo da região.
A participação no Encontro é gratuita mas requer inscrição obrigatória.
No dia do evento haverá transporte disponível desde a Universidade de Aveiro (campi de Aveiro, Águeda e Oliveira de Azeméis) até à Casa da Cultura de Ílhavo.