UA lança Microcredencial em Fake News, Desinformação e Padrões Obscuros nos Média.

A Universidade de Aveiro lança uma Microcredencial em Fake News, Desinformação e Padrões Obscuros nos Média.

Numa sociedade em que a informação circula rapidamente e a opinião pública é facilmente influenciada pelos diferentes meios de comunicação, a confiança nas fontes de informação e a própria democracia podem ser comprometidas.

Torna-se essencial “identificar” estratégias de manipulação, padrões de desinformação em diferentes plataformas, e conteúdos enganosos.

A microcredencial em Fake News, Desinformação e Padrões Obscuros nos Média tem por objetivo introduzir práticas de design manipulativas associadas às notícias falsas, cenários de desinformação e implicações da utilização de padrões obscuros no processo editorial inerente a práticas jornalísticas e/ou mercado publicitário.

Esta é dirigida a pessoas que trabalham processos de comunicação para efeitos de informação, entretenimento e persuasão: jornalistas, publicitários, professores de ensino básico, editores, tradutores, estudantes nas áreas do jornalismo, estudos editoriais, educação, média, assim como criadores e produtores de conteúdos online.

Funcionará em regime pós-laboral e e-learning em 81 horas de formação, das quais 28h presenciais entre Abril e Junho.

As inscrições decorrem até 21 de março.