Uma delegação da Universidade de Aveiro visitou várias universidades e institutos em Moscovo. Uma delegação composta por diversos membros da academia e chefiada pelo Vice-reitor para a Investigação e Formação de Terceiro Ciclo, José Fernando Mendes, esteve na Rússia com a expectativa de intensificar a cooperação iniciada muito recentemente, em novembro de 2014. Durante a deslocação foram assinados acordos com a National University of Science and Technology (MISIS) e com a National Research University of Electronic Technology (MIET).
“A Universidade de Aveiro vê estas instituições como parceiros estratégicos à internacionalização, pois pretendem estabelecer acordos de cooperação com Portugal, em particular, pretendem estabelecer projetos de cooperação com a UA", explica o Vice-reitor José Fernando Mendes.
A Rússia tem um programa para colocar cinco das suas universidades entre as melhores do mundo, segundo os rankings internacionais, a partir de 2020. Como tal, elegeu um conjunto de 10 países com os quais procurará estabelecer acordos de cooperação. Portugal é um desses casos e, no contexto português, procura, em particular, estabelecer projetos de cooperação com a UA.