UA apresenta programa de acolhimento aos novos alunos com 200 atividades.

A Universidade de Aveiro preparou mais de 200 atividades para acolhimento aos alunos na abertura do ano letivo.

Departamentos, unidades orgânicas e serviços centrais organizaram para a Semana de Acolhimento e Integração, de 8 a 12 de setembro, como forma de “facilitar a adaptação, esclarecer dúvidas e proporcionar excelentes primeiras experiências na comunidade académica”.

O ponto alto será o já tradicional piquenique na Alameda da Universidade, agendado para quinta-feira, 11 de setembro, às 12h00.

Nesse dia, logo pela manhã haverá atividades nos departamentos e escolas e, a partir das 12h00, na Nave Multiusos UA, há sessão de boas-vindas do Reitor e da presidente da Associação Académica da UA (AAUAv).

Às 13h00 começa a ser distribuído o piquenique no Relvado central da Alameda.

Durante toda a tarde vai haver música com a Tuna Mista da UA, a Tuna Feminina da AAUAv e a Tuna Universitária de Aveiro.

Decorre ainda uma emissão ao vivo da Rádio RIA, a Rádio da UA.

Perto do chafariz vai estar uma máquina de arcade, onde todos vão poder pôr à prova a sua sorte.

Uma experiência divertida que, além de criar bons momentos, pode ainda dar um prémio surpresa.

Das 14h30 às 16h00 há Oficina UpCycling que desafia a olhar o plástico como recurso e não como lixo.

Na Meia-Lua, das 13h00 às 17h00, vão estar um mágico, animadores, máquina de pipocas e caricaturas.

Vão estar disponíveis autocarros para os alunos de Oliveira de Azeméis (ESAN) e Águeda (ESTGA) com partida às 11h30 das escolas (ESAN e ESTGA, respetivamente) e o regresso às 19h00 e às 23h00, junto à Casa do Estudante (sede da AAUAv).

As atividades estão divididas em três tipos: “Prepara-te”, com workshops que ajudam a integrar, ganhar confiança e a começar o percurso académico com o pé direito; “Esclarece te”, em que os alunos podem participar em sessões com dicas úteis sobre os serviços da UA e aproveitar para explorar os espaços que vão marcar o seu dia a dia a partir de agora, e “Experimenta”, em que podem por “a mão na massa” em atividades que vão transformar o seu percurso académico.

Cada estudante pode inscrever-se em ações específicas do seu curso e departamento, bem como em iniciativas que se destinem a todos os novos estudantes, independentemente do curso.

Este ano cada participação numa atividade pode valer badges (crachás digitais) como forma de reconhecimento pelo envolvimento nestas iniciativas.