A Câmara da Murtosa lançou, recentemente, o concurso público da empreitada de “implementação do remate sul do aglomerado urbano da Torreira”, orçada em mais de 1 milhão e trezentos mil euros que possibilitará a expansão da praia urbana da Torreira para sul em cerca de 400 metros.
A intervenção prevê uma profunda requalificação urbana na zona sudoeste da Torreira, numa área de mais de 20.000 metros quadrados, através do fecho da malha urbana a partir da chamada “rotunda do Sardina”, até à urbanização da Torreirinha e ao “bairro dos Pescadores, reabilitando os arruamentos existentes e criando um grande pólo de estacionamento a sul da Rua dos Navegantes, nas imediações do “João da Calada”.
O remate sul permitirá uma distribuição mais homogénea dos veraneantes da praia da Torreira, que se concentram, atualmente, na sua maioria, na área norte, estendendo a praia urbana até ao esporão, conhecido popularmente, por “paredão”.
A partir do novo pólo de estacionamento, desenvolver-se-á uma estrutura em passadiço de madeira, que servirá de acesso à zona balnear, possibilitando a preservação da área dunar adjacente.
A obra prevê a construção de passeios, ciclovia, redes de abastecimento de água, saneamento, eletricidade, telecomunicações, gás e águas pluviais. Será ainda construídas novas instalações sanitárias de apoio à praia.