Ílhavo assinala a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos. O programa temático prolonga-se até 29 de novembro. O Município vai participar na 7.ª edição da Semana Europeia que tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a problemática dos resíduos, reforçando a necessidade de prevenir a sua produção. A temática a abordar será a “Desmaterialização”, ou seja, fazer mais com menos.
A SUMA associa-se à iniciativa com a campanha ambiental. “Isto também foi pago” que pretende alertar para o valor dos resíduos e para as vantagens individuais e coletivas da reciclagem como estratégia de combate ao desperdício e despesismo.
Os alunos são desafiados a fazerem “depósitos” nos mini-ecopontos que a SUMA disponibilizará em cada sala de aula dos alunos de escolas da educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.
A “Casa do Ambiente” instala-se, esta segunda, na Praça do Centro Cultural com informação sobre as metas do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2020 (PERSU 2020) que desafia a garantir até 31 de dezembro de 2016 uma redução mínima da produção de resíduos por habitante de 7,6% em peso relativamente ao valor verificado em 2012 e, até 31 de dezembro de 2020, alcançar na redução mínima da produção de resíduos por habitante de 10% em peso relativamente ao valor verificado em 2012.