A Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, participa na abertura oficial do 4.º Festival da Sardinha, promovida pela Associação de Pesca da Região de Aveiro.
Tendo por objetivo dar visibilidade à pesca da sardinha, esta iniciativa decorre no local onde reside uma das principais comunidades piscatórias da região.
Uma tonelada de sardinhas e cerca de 5 mil refeições são referência da organização para o evento que abre hoje e se prolonga até domingo.
Estes são os dados avançados pela organização do Festival da Sardinha para o evento desta semana que marca o regresso de Ílhavo aos festivais gastronómicos.
O Festival da Sardinha instala-se na praia da Costa Nova, em Ílhavo, a partir desta quinta-feira, dia 14, até domingo, dia 17, servindo almoços e jantares.
Durante quatro dias, a Sardinha é rainha neste festival onde a comunidade piscatória é a anfitriã, colocando todo o seu saber gastronómico na preparação deste peixe identitário da região e do país.
Na tenda gigante instalada no relvado da Costa Nova estima-se servir 5.000 refeições e consumir 1 tonelada de sardinhas, durante o festival.
O Festival da Sardinha é uma celebração onde os pescadores se reúnem para partilhar não só a melhor sardinha grelhada, mas também as suas histórias em torno da faina.
Esta é uma iniciativa organizada pela Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro com o apoio do Município de Ílhavo.