“Sabemos que não há mudança verdadeira sem um compromisso do poder político" - Ciclaveiro no rescaldo da Kidical Mass.

A Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (Ciclaveiro) afirma que a iniciativa Kidical Mass do dia da criança vem confirmar o interesse das famílias no recurso aos modos suaves e o apelo à preparação do espaço público para uma mobilidade mais segura em ambiente urbano.

Entre crianças e respetivas famílias foram quase 300 pessoas envolvidas em jornada ciclável pela cidade.

A 7ª edição deste movimento reclama voz junto dos poderes públicos em nome da mudança.

“Esta adesão demonstra que Aveiro está cada vez mais atento e consciente do que é uma cidade desenhada para o dia a dia de quem mora e quer morar na cidade, para uma geração que está a crescer e que quer usufruir dos espaços públicos de socialização e brincadeiras com vizinhos e amigos, que se quer sentar à sombra de uma árvore a caminho de casa e quer ter a possibilidade de ir para a escola a pé ou de bicicleta sem ter medo”.

A passagem pela Avenida Dr. Lourenço Peixinho deixou reparos à partilha de espaço com autocarros com “riscos reais de segurança”.

“Sabemos que não há mudança verdadeira sem um compromisso do poder político e de quem governa e planeia a nossa cidade. Não há mudança de comportamento sem medidas concretas e só as decisões políticas de planeamento da nossa cidade o conseguem. Não desistiremos de passar esta mensagem para a comunidade e de contribuir para aumentar a massa crítica no nosso concelho”.

O percurso pela cidade contou com o apoio das ciclopatrulhas do Comando Distrital de Aveiro da PSP.

A 8ª edição está já marcada para setembro de 2025.