RIR apela a reforço da vigilância nas piscinas da Gafanha da Nazaré.

O responsável pela distrital do partido RIR fala em necessidade de aumentar a segurança nas piscinas da Gafanha da Nazaré.

Tomada de posição do Partido Reagir, Incluir e Reciclar (RIR) fala em “profunda preocupação” relativamente à “falta de supervisão nos balneários masculinos das Piscinas Municipais da Gafanha da Nazaré”.

Sérgio Vieira afirma que a situação que se tem vindo a agravar.

“Tem sido reportada a ocorrência constante de brigas e confrontos entre jovens menores, sobretudo no final das aulas de natação, num espaço onde deveria imperar a segurança, o respeito e o bem-estar de todos os utilizadores. A ausência de uma vigilância adequada nestes balneários cria um ambiente propício a comportamentos de risco, colocando em causa a integridade física e emocional dos menores envolvidos”.

O dirigente político adianta que a situação já foi “devidamente comunicada” aos professores e responsáveis, “tendo estes sido obrigados a intervir diretamente para conter conflitos e minimizar a ocorrência de problemas potencialmente graves, apesar de tal não se enquadrar plenamente nas suas funções nem substituir uma supervisão adequada e permanente”.

Em nota divulgada esta quarta-feira apelou ao reforço da presença de supervisão adulta nos balneários, especialmente nos períodos de maior afluência; definir protocolos de vigilância e atuação em espaços frequentados por menores e garantia de requisitos de segurança e proteção de crianças e jovens.

“Apelamos à Câmara Municipal, à gestão das Piscinas Municipais e às entidades competentes para que atuem com celeridade e responsabilidade, prevenindo situações que podem escalar para episódios de violência mais grave”.