Álvaro Folhas, docente na Escola Secundária Marques Castilho, do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul, foi o professor premiado com a distinção “Professor Inovador.
Iniciativa no âmbito do programa Educ@RA (Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar), implementado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, no âmbito da sua atividade “Sala de Aula no Futuro – Promover a Literacia Científica”.
Este concurso tem como objetivo o reconhecimento da importância da Profissão Docente, valorizando a implementação de práticas pedagógicas inovadoras em contexto escolar.
O docente foi distinguido como o melhor entre os melhores da Região de Aveiro.
Assume que o prémio é um estímulo e um alerta sobre a "reinvenção" necessária no ensino e nas áreas científicas (com áudio)
Licenciado em Química Analítica, pela Universidade de Aveiro, e mestre pela Universidade Nova de Lisboa, o Professor Álvaro conta com formações no CERN, ESA (Holanda e Bélgica) Universidade de Twente (Holanda), IST/RAL (Oxford), Summer School na Grécia, Instituto de Astrofísica das Canárias ou Scientix (Bruxelas).
Integrado na equipa do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra, sendo doutorando da mesma Universidade e membro do NUCLIO- Núcleo Interativo de Astronomia, este professor faz a ponte entre o seu conhecimento e os projetos na escola, para e com os alunos, bem como com a comunidade do Município de Águeda.
Acreditando num modelo de ensino com o objetivo na construção de competências e na interdisciplinaridade no ensino das Ciências, dinamiza também formação para professores.
“A elaboração de projetos científicos com a envolvência da comunidade educativa, premiados nacional e internacionalmente ao longo dos últimos 25 anos, demonstrou ter impacto direto nos alunos e no processo de ensino/aprendizagem dos mesmos, colocando também a população em contacto com a ciência. Um exemplo a distinguir e a seguir na Região de Aveiro”, adianta a CIRA.
Entretanto, a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro divulga o resultado do Concurso Intermunicipal Escola Empreendedora da Região de Aveiro, dinamizado no âmbito da implementação da Atividade EnREDE – Boas Práticas em Empreendedorismo, do Programa Educ@RA (Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar).
Distingue o Centro Escolar da Saldida (Agrupamento de Escolas da Murtosa) pela apresentação do projeto “Murtosa Apoia” e das ações dinamizadas no Clube de Empreendedorismo VER+.