A EAPN – Rede Europeia Anti Pobreza/Portugal (EAPN Portugal - celebra, este domingo, o Dia Internacional da Pessoa Idosa.
A mensagem deste ano da Organização pretende traduzir e fortalecer a voz dos participantes dos Fóruns do Envelhecimento Ativo que foram realizados entre Fevereiro e Julho de 2017 em 9 distritos do País (Beja, Braga, Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Portalegre e Viseu).
Um total de 32 fóruns, mais de 850 participantes, em torno de um tema central, a promoção de um Envelhecimento Positivo.
“Envelhecer de forma positiva significa envelhecer de forma saudável, ativa, com capacidade de escolha e de aprendizagem, com sentido de utilidade, onde a construção de projetos de vida continua a ser possível e onde a sociedade cria as condições necessárias para a promoção do bem-estar psicossocial da pessoa”.
Procura alertar a sociedade em geral e as instâncias de decisão política para aqueles que são os interesses e desejos de quem já se encontra nesta fase da vida e para o que é necessário para se promover um envelhecimento positivo.
“Assistimos recentemente à apresentação da Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável 2017-2025 que a EAPN Portugal considera um avanço significativo para se produzir mudança na forma como se deve encarar o processo de envelhecimento, respeitando as pessoas e promovendo a sua qualidade de vida à medida que vão envelhecendo”.