A Universidade de Aveiro (UA) é a 214ª melhor instituição de ensino superior da Europa e a 42ª melhor entre as universidades do sul da Europa.
O QS World University Rankings: Europe 2025 coloca ainda, entre as universidades portuguesas, a UA na 1ª posição no número de citações por publicação.
Se este fosse indicador único a UA estaria entre as dez melhores universidades europeias e é no número de publicações por docente e investigador que lidera a nível nacional, onde se destaca pela pontuação recebida: 95,8 em 100.
Em recente entrevista à Terra Nova, o reitor destaca como relevante esta conquista neste item particular como sinal de afirmação entre a elite das universidades europeias.
Com a subida de sete posições em relação ao ranking no ano passado, o QS coloca a UA na 3ª posição nacional que que diz respeito à sustentabilidade – um lugar já alcançado no ano anterior – e na 96ª posição europeia no mesmo indicador.
Os resultados da lista agora divulgada pelo QS World University Rankings, e que pela segunda vez dedica um ranking exclusivamente dedicado à análise de desempenho de instituições de ensino superior europeias, resultam da análise de 12 indicadores, de cinco grandes áreas: Investigação, Empregabilidade e resultados, Experiência de aprendizagem, Envolvimento Global e Sustentabilidade.
Este ranking tem como objetivo destacar as características únicas da Europa através da classificação regional, avaliar o desempenho (qualidade de ensino, empregabilidade, investigação, internacionalização e sustentabilidade) de instituições de ensino e fornecer dados de acesso público aos estudantes, empregadores, órgãos de gestão das instituições de ensino superior e órgãos de governos.