A Câmara de Ílhavo assinalou esta terça-feira o Dia Mundial da Ciência com a apresentação do Projeto 'Newton gostava de Ler' em duas sessões (de manhã e à tarde), envolvendo a participação de dois grupos de crianças de Escolas locais.
A apresentação deste projeto resultou da celebração de um Protocolo de Cooperação entre a Câmara de Ílhavo e a Universidade de Aveiro, cuja parceria estabelecida através da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro tem como objetivo "actuar nas áreas da cooperação, educação não formal e divulgação da ciência" e conta com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares. Este projecto "engloba" a leitura e a ciência "para que os jovens tenham acesso à ciência e a vejam como uma coisa mais simples do que parece. Desde pequeninos percebem que a ciência é acessível", disse Neide Reis uma das técnicas envolvida neste projecto, em declarações à Terra Nova.
Este projeto desenvolvido pela equipa da Biblioteca Municipal e professores bibliotecários da Rede de Bibliotecas de Ílhavo, pretende promover a leitura de livros com temas associados à ciência e a realização de pequenas atividades experimentais, envolvendo materiais de baixo custo e replicação simples, que será depois alargado a todas as crianças que frequentam os estabelecimentos escolares de Ílhavo. (com áudio)
foto: Click In