A Universidade de Aveiro (UA), em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), e mais 14 parceiros, incluindo cinco cidades europeias, encontra-se a desenvolver o projeto 'ClairCity', financiado pelo programa 'H2020'.
O projeto tem como objetivo promover a melhoraria da qualidade do ar e redução da pegada de carbono nas cidades europeias. Está a decorrer até dia 15 de Dezembro um inquérito que permite recolher a opinião dos cidadãos sobre a sua cidade ou região e como gostariam de vê-la no futuro.
O objetivo, desta fase, é recolher o maior número de respostas, permitindo uma maior representatividade da população. "Esta é uma excelente oportunidade para a população ser ouvida no processo de governarão da sua cidade".
O projeto 'ClairCity' "quer dar voz e capacidade de intervenção aos cidadãos na temática da qualidade do ar". Myriam Lopes, a coordenadora local, já assumiu a importância deste projeto. Lembra que a participação "valoriza as democracias". (com áudio)
A investigadora da UA falou do exemplo da Gafanha da Nazaré ao nível da mobilidade "com a escola a marcar o ritmo".
O projeto recorre a diversas atividades para descobrir as expectativas e as aspirações dos habitantes relativamente ao futuro das suas cidades, tais como: um questionário, um jogo, uma aplicação para smartphones, competições com jovens e seniores, workshops com stakeholders e eventos.
Este questionário demorará cerca de 5 a 10 minutos a completar e encontra-se disponível no website do projeto ClairCity (www.claircity.eu).