Aveiro assinala este domingo o arranque da programação de Natal.
Boas Festas em Aveiro apresenta concertos em igrejas, espetáculos piromusicais, instalação imersiva e Oficina do Pai Natal numa programação se prolonga de 1 de dezembro a 13 de janeiro.
Organizado pela Câmara de Aveiro, o Boas Festas em Aveiro celebra o Natal, a Passagem de Ano e a Festa de São Gonçalinho.
Concertos, teatro, dança, magia, circo, oficinas, videomapping e instalações imersivas, espetáculos piromusicais e multimédia são algumas das propostas na agenda da Capital Portuguesa da Cultura em fase de encerramento.
A abertura da edição 2024/25 do Boas Festas em Aveiro tem lugar este domingo, dia 1 de dezembro, às 17h30, no Cais da Fonte, com o acender da iluminação de rua e da Árvore de Natal, acompanhado simbolicamente pelos sinos das Torres do centro histórico.
A inauguração contará também com o desfile de Pais Natais em barcos moliceiro, que parte da Capitania em direção à Fonte Nova e integrará o espetáculo “Aveiro, Cidade Natal”.
Banda Amizade, Banda Recreativa Eixense, Escola de Música da Quinta do Picado, Escola Etnográfica da Casa do Povo de Cacia, Grupo Folclórico da casa do Povo de Cacia, Palco Central e Sociedade Musical de Santa Cecília animam este momento no centro da cidade.
O “Lugar das Cores” volta a animar a quadra natalícia em Albergaria-a-Velha.
Abertura este domingo e animação até 6 de janeiro.
As famílias podem contar com concertos, circo, cinema, oficinas criativas, atividades de promoção da leitura, animação de rua, sem esquecer a tão aguardada chegada do Pai Natal.
O “Lugar das Cores” não se resume a um espaço geográfico limitado, mas pretende levar o espírito de Natal aos vários equipamentos municipais, convidando as famílias a circularem pela sua terra e a descobrir como a alegria da quadra contagia diferentes espaços e envolve diferentes “atores”, incluindo associações e coletividades locais.
No Cineteatro Alba, o público pode contar com espetáculos de música, dança, circo e cinema.
Na Sala Principal, destaca-se o concerto dos espanhóis Camerata António Soler “Clásico Y Jazz en Família: Homenaje a Claude Bolling (1930-2020)”, na noite de 7 de dezembro, e as “Melodias de Natal”, da aCAdemia de Música do Clube de Albergaria, a 11 de dezembro.
Na dança há “Cartas ao Pai Natal”, da aCAdemia de Dança do Clube de Albergaria (tarde do dia 15) e “Alice no Lugar das Cores”, pela Culturalb (noite de 21 de dezembro).
A Sala Principal irá também ser palco da já tradicional “Gala de Circo”, da AlbergAR-TE, com nomes emergentes e conceituados do novo circo contemporâneo, na tarde de 28 de dezembro.
Será ainda exibida a longa-metragem de animação “Vaiana 2”, no dia 22.
No Espaço-Café Concerto, inserido no ciclo Às Quintas, apresenta-se a Classe de Canto na Noite DeCA, a 5 de dezembro, e a Noite CMJ e art’J, a 12.
O Concerto de Natal da Orquestra Filarmonia das Beiras na Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha está marcado para 8 de dezembro, com interpretação da “9.ª Sinfonia” de Beethoven, no ano em que se celebram os 200 anos desta famosa composição.
O Mercado Municipal – A Praça também vai estar animado com música, oficinas criativas e a sempre aguardada Chegada do Pai Natal, na tarde de 14 de dezembro, pelas 17h00.
As noites de sexta, até ao dia de Natal, vão ter sempre concertos com grupos locais.
Participam o Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior - Educalba (dia 6); Grupo de Cantares de Santa Eulália (dia 13); e Grupo de Concertinas da União Desportiva e Cultural de Mouquim (dia 20).
A autarquia anuncia, ainda, programação em espaços de desporto e nas freguesias.
A programação "Um Natal mais perto de si" está de regresso ao Concelho de Oliveira do Bairro, entre 1 de dezembro e 5 de janeiro, com novidades, muitas atividades e espetáculos gratuitos.
A grande novidade para este ano será o Bairro Natal, um espaço localizado na Praça do Município, junto ao edifício da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, que vai contar com uma Casa do Pai Natal, um palco, um trenó, um comboio, carrosséis, insufláveis e vários espaços de diversão e atividades.
Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura da autarquia oliveirense, explicou que, para este ano, “apostámos na criação de um espaço acolhedor e de espírito natalício, com muita animação e atividades, que vão passar por espetáculos musicais, de teatro e de magia, entre outros, para além de um mercadinho”.
“Envolvemos também as associações do concelho”, continuou a autarca, “que vão ter a oportunidade de apresentar as suas atividades e espetáculos aos visitantes do nosso Bairro Natal, bem como a Biblioteca Municipal e a Rede de Museus de Oliveira do Bairro, que vão também marcar presença”.
Para além do Bairro Natal, a autarquia vai promover mais atividades em vários pontos do concelho, desde atividades físicas e desportivas a ateliers de promoção da leitura.
“Serão 33 dias de muita magia e animação, com atividades para todas as idades, incluindo para os nossos munícipes seniores”, concluiu Lília Ana Águas.
Integrada n’ "Um Natal mais perto de si", está ainda a programação do Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, que vai contar com os espetáculos de Fernando Daniel, no dia 7 de dezembro, o Concerto de Natal com Coro, dinamizado pelo Círculo de Cultura Musical da Bairrada, no dia 13, Gospel Collective, no dia 14, “A Rena de Mil Cores”, no dia 15, Concerto de Natal do Município, no dia 22, e Concerto de Reis, no dia 5 de janeiro.
Os ingressos para estes espetáculos apresentam um custo variado, podendo ser adquiridos através do site da Ticketline (https://ticketline.sapo.pt).
A programação de Natal do Município de Oliveira do Bairro pode ser consultada em www.cm-olb.pt.
O Natalim anima o centro de Estarreja com epicentro na Praça Francisco Barbosa.
“Natalim – um mundo de sonhos que não tem fim”, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, convida as famílias a viverem momentos inesquecíveis e a renderem-se aos encantos desta quadra.
De 1 a 29 de dezembro, iluminações, concertos, passeios de pónei, espetáculos de rua, circo, contos, e muito mais prometem encher a Praça Francisco Barbosa de sonhos, de desejos e de luz.
A partir do dia 1 de dezembro, dia da abertura do evento começa a programação.