O programa de formação no Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) em curso, que arrancou no final do ano passado, contempla oito cursos dirigidos aos profissionais da unidade, prolongando-se até 2021.
“O projeto formativo visa responder às necessidades internas do hospital, alinhadas com as necessidades do Serviço Nacional de Saúde”, afirma o presidente do Conselho Diretivo deste equipamento hospitalar, Luís Miguel Ferreira.
O programa de formação do HFZ-Ovar resulta, em parte, da aprovação de uma candidatura ao Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE). “Propomos desenvolver um conjunto de formações associadas a processos de modernização organizacional que contempla a promoção da capacidade de inovação, gestão e modernização na melhoria da qualidade dos serviços prestados ao utente”, explica Luís Miguel Ferreira, convicto de que a iniciativa “vai contribuir para o processo da formação contínua dos profissionais da instituição”.
Para a Enfermeira Diretora Mariana Fragateiro, também presidente do Gabinete de Formação do HFZ-Ovar, “é muito importante que os colaboradores desta instituição de saúde, nas diferentes carreiras, possam acompanhar programas de formação atuais e exigentes, para que estejam bem preparados para desenvolverem o seu trabalho diário balizados com elevados padrões de qualidade”.
Os cursos – que englobam 28 sessões – versam a Análise e Tratamento de Dados na Saúde; Atendimento presencial e atendimento telefónico; Auditoria Clínica; Comunicação na segurança do doente; Gestão por objetivos: uma estratégia de desenvolvimento organizacional; Metodologias Lean - Para a melhoria contínua em saúde; Suporte Básico de Vida/Suporte Básico de Vida com desfibrilhadores automáticos; Utilização de sistemas de informação na saúde na área dos registos clínicos e administrativos para entidades prestadoras de cuidados de saúde.