O programa de capacitação digital “Eu sou digital”, promovido pela Secretaria de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, com o apoio local da Câmara Municipal de Ílhavo, vai ser apresentado esta terça-feira em Ílhavo.
“Eu sou digital” é um programa que visar dotar de competências digitais básicas pessoas com mais de 45 anos, que não usam internet.
As aprendizagens permitirão aos participantes adaptar a novas realidades no emprego, combater o isolamento e aceder a serviços online.
Esta iniciativa dirige-se também a maiores de 15 anos que tenham gosto em ajudar os outros, de forma voluntária, e se disponibilizem para ensinar as competências digitais aos mais velhos.
As sessões “Eu sou digital”, promovidas pelos mentores voluntários, são gratuitas e têm a duração de duas horas.
Com a ajuda presencial dos mentores, os participantes aprendem a navegar na internet, a fazer pesquisas e a criar uma identidade digital; começam a usar o correio eletrónico e as redes sociais, sempre tendo em conta a proteção dos dados pessoais e a privacidade.
A apresentação decorre a partir das 17h15 na Biblioteca Municipal e inclui a assinatura do Memorando de Entendimento no âmbito da criação de um Centro Eu Sou Digital.